Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeitura de SMT realiza escuta pública com artistas e fazedores de cultura

Reuniões para garantir participação democrática na execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo –LPG.

Compartilhar

 Tapuio Notícias

Na manhã desta sexta-feira (25), no auditório do CadÚnico/Bolsa Família, a Prefeitura de São Miguel do Tapuio, no Piauí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, realizou uma escuta pública com artistas e fazedores de cultura do município para execução da Lei Paulo Gustavo (LPG).

Um momento de troca de informações, esclarecendo dúvidas e conhecendo as demandas do setor de Cultura para a elaboração dos editais que oportunizem aos fazedores de cultural local acesso aos recursos disponibilizados por meio da Lei Paulo Gustavo -LPG.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Mauro Oliveira Meneses, da Secretária de Assistência Social, Erivalda Vieira, a Coordenadora de Cultura, Tathyana Duarte, e o Assessor de Comunicação, Herton Vieira. O momento também contou com apresentação musical de violão e voz ao vivo.

Lei Paulo Gustavo (LPG)                                                  

A Lei Complementar n° 195/2022 - Lei Paulo Gustavo de Incentivo a Cultura, é uma Lei Federal emergencial que destina recursos para estados e municípios executarem atividades na área cultural em auxílio aos fazedores de cultura e artistas que tiveram suas atividades paralisadas durante a pandemia da covid-19, sendo o maior volume desse recurso destinado aos artistas e produtores audiovisuais (cinema e vídeo).

Para a execução da Lei os estados e municípios precisam realizar várias etapas, como: cadastro dos agentes culturais, elaboração de um plano de trabalho, adesão a Lei e assinatura do termo de convênio através da Plataforma do Governo Federal Transferegov.br, abertura de contas públicas para recebimento dos recursos, adequação orçamentária, escuta pública dos artistas locais e fazedores de cultura, elaboração e publicação dos editais de apoio e premiação financeira aos fazedores de cultura, seleção e monitoramento dos projetos inscritos.

Atendendo a este chamamento do Governo Federal, a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo que tem a frente o Secretário Mauro Meneses, vem cumprindo todas as etapas para implementação da lei no município passando agora a fase de escuta dos fazedores de cultura.

O município de São Miguel do Tapuio, na gestão do Prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho, que já é conhecido pelo apoio e realização de grandes eventos culturais, como o festival junino e o Feijão Agro Fest, dentre outros, terá a partir deste mês de agosto de 2023, uma intensa agenda cultural a ser desenvolvida em todas as áreas artístico-culturais.

Contrapartida

Os artistas e fazedores de cultura que tiverem seus projetos contemplados com recursos da LGP nos editais a serem lançados pela Prefeitura Municipal de SMT, como contrapartida terão o compromisso de realizar atividades artísticas públicas e gratuitas para população são-miguelense, sendo este um dos principais requisitos da LPG.

Fotos: Valter Lima | Tapuio Notícias

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio