Facebook
  RSS
  Whatsapp

Conheça sobre a história de Assunção do Piauí

O município completa 29 anos de emancipação política em 12 de dezembro de 2023.

Compartilhar

 Conheça mais sobre a história de Assunção do Piauí/Foto aérea: Vagner Mota.

Assunção do Piauí é um município, a 280 km de Teresina, apelidado como a capital do feijão, devido suas alta taxas de produção e seu tradicional festival no mês de julho para comemorar a fartura do alimento.

A cidade faz divisa com o estado do Ceará, através do município de Quiterianópolis. Assunção do Piauí ganhou seus primeiros habitantes a partir da fuga de um homem escravizado, como explicou o professor de história Valdinei Rodrigues.

"Um escravo fugitivo ao entrar em terras que hoje pertencem ao Piauí, descobriu um brejo. Seguindo no roteiro desse brejo chegou até uma fazenda, onde existiam outros escravos e ao relatar sua história para o fazendeiro, ele ficou comovido e iria devolver o escravo ao seu dono, com a condição de que não fosse castigado", contou.

Ao retornar, o escravo ele relatou para o seu proprietário a existência de uma riqueza nessa região. "Quando chegou aqui, o proprietário do fugitivo ficou admirado diante de tanta beleza e tomou posse dessas terras ao ir à sede da capitania do Piauí", explicou.

Assunção do Piauí foi por muito tempo um vilarejo de outros municípios como Aroazes e São Miguel do Tapuio. Atualmente, é uma das cidades mais jovens em emancipação do Piauí, com apenas de 29 anos.

O nome de Assunção do Piauí é em homenagem a uma senhora muito devota da cidade, chamada Maria Assunção Assis. O município tem 7.452  habitantes. Além do tradicional festejo do feijão, a cidade também possui um ponto turístico que encanta pela sua beleza natural: o Morro do Gigante.

"Essas formações rochosas são o início de uma grande bacia hidrográfica que alimenta o sul do município e deságua nos rios Poti e Parnaíba, através do rio São Nicolau. Essas formações rochosas são arenitos ainda em decomposição. Aqui também está localizado uma área de reserva legal de preservação federal", afirmou o técnico agrícola Caetano Silva.

Os grandes paredões de rocha e vegetação seca também é abrigo de várias espécies nativas como a onça pintada, onça vermelha, alguns tipos de macacos e de reprodução de papagaios.

O Morro do Gigante também é conhecido como Baixão do Saco Grande e Morro dos Grotões. Os vários nomes são devidos aos povos nativos que habitaram a região, por causa da sua grande extensão populares acreditavam serem locais diferentes, mas na verdade, segundo Caetano, fazem parte de uma mesma formação.

"Esses povos originários encontraram esse ponto e aqui instalaram sua moradia. E essas pinturas são sinais da passagem desses povos por essa região. E logo mais tarde essas moradias foram ocupadas já pelas primeiras civilizações. Essa caverna, por exemplo, serviu de abrigo para algumas famílias que por aqui vieram e cultivaram a agricultura do milho do feijão", explicou Caetano.

Em meio aos paredões de rochas existem muitas pinturas rupestres, como explicou o técnico agrícola Caetano. O lugar já foi catalogado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Algumas dessas pinturas registradas foram datas de 3 a 6 mil anos atrás. Foram identificados que os primeiros povos a habitarem a região foram os Tapuios e os Tacarajós. Além deste, outros nove sítios arqueológicos foram catalogados.

Quando Assunção do Piauí tornou-se de fato um novo município com total independência?

Assunção do Piauí teve a sua primeira eleição municipal em 1996, elegendo o seu primeiro prefeito e vice-prefeito com o voto popular: José Alves dos Reis "Zezinho Bastião" (Prefeito eleito) e Olivaneude Cavalcante Mota Lacerda (vice-prefeita eleita), em primeiro mandato de 1997 a 2000. Zezinho Bastião se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2000, tendo como vice-prefeita Rosimar de França Lima, para o mandato de 2001 .2002,2003,2004. Mas, nesse segundo mandato de Zezinho, a justiça o afastou; a vice-prefeita Rosimar assumiu a prefeitura no período de julho de 2003 a dezembro de 2004. O saudoso "Zezinho Bastião" faleceu em 2011.

No período entre 2005,2006 ,2007,2008, o município foi administrado pela prefeita eleita, Maria Batista de Moura, que teve como seu vice-prefeito o ex-vereador Mardone Ricardo. Maria Batista não conseguiu se reeleger prefeita em 2008.

 Gabriel Mendes comandou o município de Assunção do Piauí por dois mandatos, tendo como vice-prefeito Antonio Luiz Neto, atual prefeito, pelos períodos:  2009,2010,2011, 2012 / 2013,2014,2015,2016.

 Antonio Luiz Neto, o "Netinho" (PSD), se elegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2016, tendo como vice-prefeito Jovelino Soares (PSD), para o mandato de 2017,2018, 2019, 2020. Já nas eleições municipais de 2020, Netinho se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí, com a mesma chapa majoritária com o vice-prefeito Jovelino Soares, para o mandato de 2021,2022.2023 e 2024.

 Destaca-se, nestes dois últimos mandatos do atual prefeito Netinho (PSD), em sua segunda gestão ainda em curso, que a cidade vem passando por uma verdadeira transformação, a exemplo de quase todas as ruas da sede do município estarem pavimentadas com calçamento e asfalto, além avanços significativos em todas as áreas.

No contexto político administrativo, no âmbito do Legislativo Municipal, vale destacar também, a figura do atual presidente do órgão, vereador Ronnivom de Sousa Lima, que, com muita responsabilidade de gestão, modernizou toda a estrutura predial da Câmara Municipal.

Aniversário da cidade, dia 12 de dezembro

Para celebrar o aniversário dos 29 anos de emancipação política, festa que acontece no dia 12 de dezembro de 2023, a Prefeitura local está planejando uma vasta programação alusiva, onde já tem definidos shows com nomes renomados da música, como Márcia Fellipe e Vaqueiro Karkará, entre as atrações principais.

Por: Valter Lima | Tapuio Notícias | Com informações do G1 PI

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Assunção do Piauí