Facebook
  RSS
  Whatsapp

Castelo do Piauí sedia Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil do Território dos Carnaubais

O evento ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e mobilizou gestores e representantes da Defesa Civil de cidades da região.

Compartilhar

 Reprodução

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizou, nesta quarta-feira (06), em parceria com a Prefeitura de Castelo do Piauí, o I Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil do Território dos Carnaubais. O evento ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e mobilizou gestores e representantes da Defesa Civil dos municípios de Assunção do Piauí, Juazeiro do Piauí, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Buriti dos Montes.

Entre as temáticas abordadas estão o Plano Estadual de Defesa Civil, Fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs), Organização Comunitária para a Gestão de Riscos (Nudecs), e Educação Ambiental e Climática: um instrumento para a prevenção de queimadas.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, conta que os Encontros Regionais já contemplaram os territórios de Cocais, Planície Litorânea, Serra da Capivara, Vale do Sambito, Guaribas e, agora, encerra o ano no território dos Carnaubais, no município de Castelo.

“Com essa ação, a Defesa Civil fortalece o poder dos municípios, a construção das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e dissemina informações que são fundamentais para o enfrentamento dos diversos tipos de sinistros, como a estiagem, queimadas e período chuvoso que se aproxima”, explica.

Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Castelo do Piauí, Joelson Vieira, o encontro mobilizou diversos municípios do território dos Carnaubais. “Estamos passando por mudanças climáticas que afetam não só o município de Castelo, mas o Piauí como um todo. Assim, essas discussões são importantes para que possamos tirar algum conhecimento e repassar para os demais. Agradecemos essa parceria com a Defesa Civil e o Governo do Piauí”, destacou.

Fotos relacionadas

Fonte: Ronaldo Mota/Tribuna em Foco

Mais de Castelo do Piauí