Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Piauí registra a quinta morte por dengue; vítima tinha 77 anos

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) na manhã desta quinta- feira (11).

Compartilhar

 Foto: Freepik

 Mais um óbito por dengue foi registrado no Piauí, chegando a um total de cinco casos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) na manhã desta quinta-feira (11).

A vítima é uma idosa de 77 anos, natural da cidade de Bom Jesus. Segundo a Sesapi, ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.

Das cinco mortes registradas, quatro ocorreram na cidade de Bom Jesus, e uma em Manoel Emídio.

As primeiras vítimas de dengue no Piauí foram um comerciante com comorbidades que tinha 51 anos, e um lavrador que tinha 26 anos. Os dois eram de Bom Jesus. Depois ocorreu a morte de uma paciente de Manoel Emídio, que estava internada na maternidade Dona Evangelina Rosa e que tinha outras comorbidades. A quarta morte foi de uma mulher de 31 anos em Bom Jesus.

Segundo a Sesapi, está sendo realizada a entrega de insumos e realizadas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

“A Sesapi continua em monitoramento constante das arboviroses no estado, em especial a dengue, devido ao aumento crescente de casos, apoiando nas ações de mobilização de combate ao Aedes em nível municipal para eliminação de criadouros do mosquito, garantindo a entrega  de insumos necessários para o combate ao vetor e capacitações com os profissionais de saúde quanto a eliminação dos focos e manejo clínico da dengue”, informou.

Aumento de casos no país

O Brasil já registrou neste ano 3.062.181 milhões de casos prováveis de dengue, enquanto no mesmo período em 2023 eram 1,6 milhão de casos. Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação.

Sintomas da doença

A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve em alguns casos. Mesmo assim, é muito importante a população ficar atenta aos sinais, pois a doença pode evoluir rapidamente de um quadro leve para um quadro mais grave.

Os principais sintomas da dengue são febre, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, dor abdominal intensa, vômitos, letargia ou irritabilidade.

Tratamento

Caso seja identificado algum sintoma da doença, a recomendação é procurar por uma unidade de saúde para realizar todos os procedimentos necessários. O médico identificará os sinais a partir de uma pesquisa com o próprio paciente e seguirá o protocolo oficial, que podem incluir exames laboratoriais.

Para os casos leves, a recomendação é repouso, enquanto durar a febre; hidratação (ingestão de líquidos); administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre; e não administração de ácido acetilsalicílico. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de 10 dias.

É muito importante retornar imediatamente ao serviço de saúde em caso de sinais de alarme (dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas). O protocolo sugere a internação do paciente para o manejo clínico adequado.

Como se prevenir

 Atente-se aos vasos de plantas

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

Livre-se de objetos que acumulam água

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas

 

Fotos relacionadas

Fonte: Cidade Verde

Mais de Saúde