Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Sinopse desaluga prédio mas pretende preservar obra de artista sãomiguelense

A direção da escola tenta encontrar uma solução para preservar o painel do artista plástico Natural de São Miguel do Tapuio

Compartilhar

 

O Colégio Sinopse a partir do próximo ano abrigará o Sinopse Kids em uma unidade própria localizada na Rua Álvaro Mendes no Centro de Teresina e devolveu o prédio onde funcionava a Escolinha do Sinopse na Rua Paissandu para a imobiliária que administra o prédio.

O grande problema para o qual a direção da escola está tentando encontrar uma solução é a preservação do painel do artista plástico Nonato Oliveira que fica na fachada do antigo prédio.

A obra de arte do artista natural de São Miguel do Tapuio corre o risco de ser destruída, uma vez que o prédio foi desalugado e a imobiliária está exigindo que a escola pinte de branco a parede onde foi feito o painel do artista plástico.

"Nós temos agora uma estrutura bem maior e melhor com esse prédio próprio que adquirimos. O antigo tinha um problema de acessibilidade, e nesse novo prédio nós fizemos a reforma inteira priorizando a acessibilidade", afirma Mirele Soares, assessora jurídica do Colégio Sinopse.

Sobre o impasse envolvendo a preservação do painel de Nonato Oliveira, no antigo prédio do Sinopse Kids, Mirele afirma que a direção da escola já avisou à imobiliária que a instituição não pretende pintar de branco o painel do artista plástico, dado o imensurável valor histórico e cultural da obra. A imobiliária, porém, mantém-se inflexível e se recusa a receber o imóvel.

Mirele afirma ainda que aconselhou a imobiliária a procurar a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, para encontrar uma solução para o impasse. "Quando nós entregamos o prédio, fizemos questão de deixar claro que não iríamos retirar a pintura do Nonato, porque é uma obra belíssima. Então, nós entregamos o prédio e nos recusamos a pintar de branco, como a imobiliária queria. Eu mesma expliquei para a imobiliária que ela não podia só chegar da noite para o dia e pintar de branco", afirma Mirele.

O professor Francisco Soares Filho, diretor administrativo do Colégio Sinopse, afirma que é amigo de Nonato Oliveira desde a infância, e por isso a escola sempre prestigiou os trabalhos do artista plástico, que frequentemente é convidado a participar de eventos culturais da instituição de ensino.

"Eu e o Nonato temos uma grande proximidade, porque eu nasci em Buriti dos Montes, e ele nasceu em São Miguel do Tapuio. Nós dois viemos para Teresina ainda crianças, mas São Miguel do Tapuio e Buriti são cidades bem próximas. Então, desde esse tempo que a gente construiu essa amizade. Por isso, em várias unidades do Sinopse nós temos obras dele", afirma o professor Soares.

Nonato Oliveira, artista plástico natural de São Miguel do Tapuio:

P U B L I C I D A D E

 

portalcdp.com.br

Mais de Cultura