Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

São Miguel do Tapuio completa 79 anos de Emancipação Politica

Pela primeira vez o poder público municipal não vai realizar a tradicional festa dançante

Compartilhar

 Vista aérea da cidade de São Miguel do Tapuio

Neste sábado, 25 de março, o município de São Miguel do Tapuio comora 79 anos de sua emancipação política. O poder público municipal suspendeu algumas das atividades alusivas à data, inclusive a realização de festa dançante.

A Vila de São Miguel do Tapuio, estado do Piauí — Brasil, passou à categoria de município pelo Decreto número 52 de 25 de Março de 1938. Mas, jornais da época noticiam que a sua elevação à categoria de município já havia ocorrido em 4 de Outubro de 1934. Porém, sabe-se que pela sede do município, houve uma ferrenha luta política entre as vilas Assunção e São Miguel do Tapuio. Talvez essa seja a causa da divergência das datas. Entretanto, o município comemora a sua data oficial no dia 25 de Março.

O Fundador do Município

Manuel Evaristo de Paiva, cearense, empresário bem sucedido, logo instalou seu comércio em São Miguel, onde começou a construir sua trajetória política. Casado com Francisca Aragão Paiva, filha de Artur Ximenes de Aragão e neta de Rosaura Muniz Barreto. Foi depois de Rosaura Muniz Barreto a maior figura central da história de São Miguel no século XX. No pedestal do busto de Manuel Evaristo, na principal praça da cidade que tem o seu nome, se pode ver inscrição confirmando ser ele o fundador do município de São Miguel do Tapuio.

São seus filhos por ordem de nascimento: Milton Evaristo de Aragão, Marieta Evaristo Cardoso, Arthur Evaristo de Aragão, Valter de Aragão Paiva, Magnólia de Aragão Paiva, Antonio de Aragão Paiva (Totonho) e Luíza de Aragão Pires Ferreira.

Já em 1905, ele foi o principal líder da comissão criada para adquirir o patrimônio para criação da embrionária forania de São Miguel. Assinou como testemunha a escritura de doação do chão que hoje é a cidade. Possuidor de um grande prestígio, apoiado pelos líderes políticos estadual, Gaioso Amendra e Leônidas de Castro Melo, Manuel Evaristo iniciou a luta pela emancipação política do município e batalhou até conseguir a vitória. Sendo recompensado com a sua nomeação para exercer o cargo de primeiro prefeito da cidade. Ele governou o município nos períodos de 1934 a 1945 e 1951 a 1955 e 1967 a 1971.

No primeiro governo de Manuel Evaristo, foi seu secretário o jovem José Lopes dos Santos que com ele viera de Crateús - Ceará e posteriormente, também, foi eleito prefeito do município no período de 1948 a 1951.

Nos períodos em que Manuel Evaristo governou o município de São Miguel, foram construídos o mercado público, a Prefeitura, cadeia, praças, calçamento, cemitério, estradas, instalou luz elétrica na cidade com seus próprios recursos, criou escolas, lutou para chegar ao município as políticas governamentais, estadual e federal de saúde, também, instalou um cartório, que foi entregue ao seu irmão Júlio Evaristo de Paiva.

Cenário Político do Município

Luis Furtado de Albuquerque Cavalcante foi à terceira figura central do novo cenário tapuiense, esposo de Rosaura Muniz Barreto. Era comerciante ambulante proveniente do Ceará e se casou em 1844 na vila do Marvão (hoje, Castelo do Piauí), Tinha espírito manso e querido, inclusive, dos escravos, residia na fazenda Lagoa, era o oposto do seu cunhado, Antonio Fernandes de Vasconcelos proprietário da fazenda Canabrava. Foi também, político influente sendo eleito deputado provincial em 1852-1855 e 1858-1859. Embora não se tenha noticia que tivesse inimigo, aos 43 anos morreu assassinado por um sapateiro de nome Bruno. Há suspeita popular que foi a mando de Antonio Fernandes de Vasconcelos, porque Luis Furtado lhe reprovava o seu comportamento com os escravos.

José Furtado de Mendonça foi a quarta figura do cenário político de São Miguel. Bisneto de Rosaura Muniz Barreto, por muito tempo residiu com seu pai João Furtado na fazenda Canto. José Furtado foi o primeiro cidadão tapuiense que chefiou uma oposição ao Manuel Evaristo. Foi eleito por duas vezes prefeito de São Miguel e conseguiu eleger seus candidatos por várias vezes.

Administração

Prefeitos: Os registros consultados não guardam os nomes de todos os prefeitos que governaram o município de São Miguel, apenas alguns nomes foram encontrados. São eles: Manuel Evaristo de Paiva (primeiro prefeito), seguido de José Lopes dos Santos e José Furtado de Mendonça. Com o fim do regime político denominado Estado Novo, houve uma grande confusão na administração política do país. A administração do município de São Miguel foi agravada ainda mais pela política local por causa de intermináveis batalhas judiciais para definir resultado de conturbadas eleições municipais. Manuel Evaristo foi deposto pelo Interventor estadual Antonio Leôncio Pereira Ferraz, depois voltou eleito pelo povo em 1951. No interregno da instabilidade política local, alguns prefeitos foram de períodos interinos. Assumiram a Prefeitura José Araújo Neto, Gabriel Soares Campelo, João Paulo de França, David Cavalcante Lima, Joana Gomes da Silva (Joaninha), Elias Gomes dos Santos, José Alves dos Reis, Carvídio Aurélio de Azevedo, Maria Anísia Frota de Paiva (casada com Walter Aragão Evaristo de Paiva, ela também, foi a primeira professora diplomada do ensino público de São Miguel, eleita vereadora, e estando na presidência da Câmara, assumiu interinamente o cargo de Prefeita). Depois por eleições democráticas ou por substituições legais e temporárias, assumiram o cargo: Enoque Cardoso Lima, José Furtado Filho, Antonio Martins Soares Primo (Tunas), Nilo Campelo, os irmãos Miguel Lima da Cruz, Francisco Lima da Cruz (conhecidos por Miguel e Chico de Isaias); Pompílio Evaristo Cardoso e Paulo Frota Paiva (netos de Manuel Evaristo), Lincoln Matos e Francisco de Assis Sousa.

P U B L I C I D A D E

Fotos relacionadas

Da Redação

Mais de Cidades