Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Polícia

Mais de 60 tentativas de fuga foram abortadas no sistema prisional do Piauí

De acordo com a Dipe, vistorias preventivas conseguem identificar as tentativas de evasão.

Compartilhar

 

A Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Dipe) divulgou a informação de que, em 2016, mais de 60 tentativas de fuga foram evitadas nos presídios do Estado. As últimas ocorreram no final de semana, uma na Unidade de Apoio Prisional, em Altos, uma na Penitenciária Mista de Parnaíba, e outra na Casa de Custódia de Teresina.

Nos três casos, de acordo com a Dipe, vistorias preventivas conseguiram identificar as tentativas de evasão. "Nossa função é manter o preso custodiado e, apesar do elevado número de pessoas privadas de liberdade nos presídios, temos conseguido evitar maiores transtornos", afirma o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe.

Na última semana, a Secretaria da Justiça divulgou dados sobre a superlotação nas penitenciárias. Segundo o órgão, o sistema tem cerca de 2 mil pessoas acima da capacidade de lotação. Hoje, os presídios do Piauí têm mais de 4.100 pessoas presas em 15 unidades penais, cuja capacidade é de apenas 2.230 vagas. Outro dado trata do número de presos provisórios.

Segundo a Sejus, do total de pessoas presas, 62% é de presos que ainda não foram julgados, o que coloca o Piauí como segundo estado com maior número de presos provisórios, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Sejus defende que uma força-tarefa envolvendo os órgãos da Justiça seja realizada para revolver a questão.

A secretaria destaca, ainda, a construção de uma nova penitenciária em Campo Maior, que terá capacidade de 140 vagas, além da construção da Cadeia Pública de Altos, obra que deve ser iniciada no próximo semestre e abrirá 600 novas vagas no sistema prisional do Estado, ajudando a minimizar o problema da superlotação.

Foragidos foram capturados no fim de semana

Dois presos que haviam fugido da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, foram capturados no fim de semana. São eles, Jonas Barreto dos Santos e Emanoel Francisco do Nascimento Cruz. Os presos fugiram da unidade, respectivamente, em janeiro e em abril deste ano.

P U B L I C I D A D E

 

Fotos relacionadas

Portal do Governo do Piauí

Mais de Polícia