Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Grande Eclipse das Américas acontece neste sábado (14)

Fenômeno poderá ser visto no Piauí depois das 16h.Fenômeno poderá ser observado em todo o continente, mas apenas duas regiões do Brasil conseguirão aproveitar 100%.

Compartilhar

 Grande Eclipse das Américas acontece hoje; fenômeno poderá ser visto no Piauí depois das 16h/ Pixabay

Neste sábado (14), acontece o Grande Eclipse das Américas, um fenômeno que poderá ser visto por todo o país, mas de formas diferentes, dependo do estado em que você estiver. No Piauí, poderá ser visto a partir das 16h.

Por exemplo, nove estados do Norte e do Nordeste verão o eclipse no modo anular, que será o mais completo. Ele acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maioria do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda.

Segundo o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o fenômeno deve começar por volta das 15h, no horário de Brasília.

A faixa de anularidade vai passar por nove estados: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Só duas capitais poderão ver a anularidade: Natal (Rio Grande do Norte), onde o auge do eclipse deve ser às 15h45, e João Pessoa (Paraíba), onde o auge vai acontecer um minuto depois, às 15h46.

As primeiras cidades brasileiras a ver o eclipse anular em seu auge ficam no Amazonas. Em Tefé, por exemplo, o auge será às 15h11. Essas previsões são da Nasa, a agência espacial americana.

No restante do Brasil será possível ver um eclipse parcial. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o eclipse deve começar às 15h40, terá seu auge às 16h49 e vai terminar às 17h50.

Nas demais cidades paulistas, a diferença de horários deve ser de apenas alguns segundos.

Além do Brasil, mais nove países poderão observá-lo. São eles: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia.

A Nasa, agência espacial americana, afirmou que as primeiras cidades brasileiras que vão conseguir visualizar o evento ficam no Amazonas.

Transmissão

Em parceria com entidades estrangeiras, a entidade vai transmitir o eclipse pelo YouTube, durante toda a ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.

Eclipse: cuidados necessários

Não se deve olhar diretamente para o Sol em hipótese alguma, nem mesmo com o uso de películas de raio-X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível.

Existem duas formas de observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela em que não há uso de projeções e pode ser feita com algum instrumento especialmente adaptado para esse fim. O ideal é que se usem filtros adequados para a observação.

A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.

Observar o Sol com algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio, só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a ser usados. Para a observação, não use nenhum instrumento que não tenha sido preparado por profissionais.

Já a observação indireta é aquela feita por meio de uma projeção, sem o auxílio de nenhum instrumento óptico.

Fotos relacionadas

Fonte: R7

Mais de Geral