Facebook
  RSS
  Whatsapp

NUCA de SMT participa de curso de extensão ECO VITAIS na UFPI

Além do NUCA, também participaram do projeto, membros das Secretarias de Meio Ambiente e Educação.

Compartilhar

 NUCA de SMT participa de curso de extensão ECO VITAIS na UFPI

Neste último final de semana, entre os dias 19 e 20 de janeiro, um grupo   formado por integrantes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) de São Miguel do Tapuio/Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente participou do curso de extensão ECO VITAIS, promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina.

O curso de extensão ECO VITAIS para preservação do meio ambiente e de vidas tem por objetivo formar ativistas para atuarem em ações de mitigação das mudanças climáticas em seus territórios.

“As mudanças climáticas já são uma realidade que atinge as pessoas em todas as partes do mundo. No Piauí e em São Miguel do Tapuio também não é diferente, somos afetados pelas altas temperaturas e aumento no tempo de estiagem causados pelo fenômeno El Nino que afeta principalmente a produção de alimentos”, disseram os membros do grupo.

“É preciso sempre lembrar que o clima não tem fronteiras e que as agressões a natureza em qualquer parte do mundo, em menor ou maior escala, atinge a todos”, conclui o grupo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Miguel do Tapuio acredita que a educação é umas das principais ferramentas na luta para amenizar os efeitos do aquecimento global e consequentes mudanças climáticas. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio tem buscado cumprir com todas as metas ambientais postas pelo Ministério do Meio Ambiente sendo reconhecida  por duas vezes seguidas com Selo "A" pelo referido ministério.

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio/PI, através do Prefeito Pompilio Evaristo Cardoso Filho, ao longo da Edição 2021-2024 do Selo Unicef vem dando todo o suporte para que as ações ambientais, a criança e o adolescente sejam de fato "prioridade absoluta" nesta gestão.

O grupo de adolescentes do NUCA participantes do curso de extensão terão agora como missão realizar oficinas sobre mudanças climáticas com seus pares e outros adolescentes de São Miguel.

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio