Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Eleitor já pode fiscalizar gastos de candidatos

Justiça Eleitoral liberou ferramenta de monitoramento dos gastos dos candidatos.

Compartilhar

 

O eleitor que quiser fiscalizar se os candidatos estão realmente cumprindo a lei, principalmente com relação aos gastos de campanha, já podem fazê- -lo através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No link Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), disponível no site, está disponível todos os dados referentes aos registros de candidaturas em todo o país para as eleições municipais de outubro.

A fiscalização será mais necessária ainda este ano porque devido a mudanças importantes na legislação eleitoral, os candidatos terão dificuldades para cumprir o limite de gastos de campanha. Isso deve influenciar no caixa 2 (gastos não contabilizados), prática que é proibida e pode levar o candidato a ter as contas reprovadas e, dependendo do caso, ter o diploma de candidatura cassado.

O site (www.tse.jus.br) apresenta um leiaute mais simples para facilitar a verificação de informações. “O objetivo com a unificação do sistemas é centralizar as informações. Ficará mais fácil para o cidadão verificar todas as informações eleitorais referentes a um determinado candidato”, disse Rodrigo Lima, chefe da seção de Candidaturas e Informações Partidárias.

Na aba superior verde do site do TSE, o eleitor deve clicar no ícone “Eleições”, em seguida “Eleições 2016”, e “DivulgaCandContas”. Ao entrar no sistema, o usuário terá acesso a consultas de registros de candidaturas por região, aos dados de doadores e fornecedores de campanha, as informações de limites de gastos e contratações de pessoal, além de um link direto para o Repositório de Dados Eleitorais.

Para localizar um registro de candidatura, basta clicar na região brasileira que deseja consultar, e o sistema disponibilizará links para os estados que já possuem registros efetuados. Em seguida, ao selecionar um estado, será apresentada uma tabela com resumo de cargos – prefeito, vice-prefeito e vereador – e respectivos quantitativos de registros efetuados. Para continuar a pesquisa, ao clicar no link "Candidatos", o eleitor terá acesso às informações dos registros por município.

Na página do candidato, a nova aplicação dispõe de painel que apresenta, em uma tela única, todas as informações de candidatura – foto do candidato, dados pessoais, lista de bens, certidões, propostas de governo, situação do registro – e de prestação de contas, como receitas e despesas, extratos bancários e notas fiscais eletrônicas.

P U B L I C I D A D E

 

Fotos relacionadas

Robert Pedrosa - Jornal O DIA

Mais de Política