No último sábado, 16 de agosto, a comunidade de Assunção do Piauí viveu um momento de celebração e esperança com a aula inaugural do ‘Projeto Vozes que Leem’, iniciativa social voltada para crianças de 8 a 12 anos.
Idealizado por Maria Edineime Lopes, o projeto tem como objetivo principal promover o letramento através da música, da leitura e da valorização da cultura popular. As atividades acontecerão semanalmente, sempre aos sábados, na Unidade Escolar Raimunda Alves do Nascimento, com o apoio de algumas instituições como a Educação, a Igreja e de voluntários.
Durante a abertura, Maria Edineime apresentou a proposta aos responsáveis legais das crianças, explicou as metas e apresentou a equipe de voluntárias que fará parte da execução. “Este projeto só terá força se caminharmos juntos. Perguntei às famílias se estavam comigo para fortalecer o projeto, e a resposta foi muito positiva”, destacou a fundadora.
Enquanto as mães respondiam a um diagnóstico inicial sobre a rotina e interesses de seus filhos, as crianças participaram de jogos pedagógicos em um ambiente descontraído e acolhedor. O encontro foi finalizado com um café partilhado e um momento de celebração, quando todos cantaram parabéns para uma das crianças aniversariantes.
O Projeto Vozes que Leem atende a 20 crianças e busca consolidar-se como referência em educação informal no município de Assunção do Piauí. Entre os impactos esperados estão a melhoria da leitura e da interpretação de textos, o incentivo à participação cultural e a redução de tempo de exposição das crianças aos perigos da internet.
As aulas seguem todos os sábados, às 8h, abertas às crianças previamente inscritas.
Fotos: Luma Alves
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.