A Prefeitura de Castelo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do CAPS I, realizou nesta segunda-feira (???? a abertura oficial da campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio e valorização da vida. O evento ocorreu no auditório da SEMED, reunindo profissionais da saúde, educadores, estudantes e comunidade.
Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Jayme Abreu, destacou a importância da mobilização.
“Estamos aqui abrindo o nosso Setembro Amarelo. Durante todo o mês, haverá ações em diversos setores intersetoriais para que a gente traga a importância de falar sobre saúde mental e, principalmente, da prevenção do suicídio e da valorização da vida”, afirmou.
A programação contou com a palestra “A saúde mental de quem promove a saúde coletiva”, ministrada por Amparo Maria da Silva, psicóloga clínica, especialista em tanatologia e mestra em saúde da família. Ela atua na prevenção do suicídio e na valorização da vida.
Em sua fala, a palestrante ressaltou a necessidade de cuidar também de quem cuida. “Nesse sentido, as palestras têm sido feitas em prol da responsabilidade coletiva que esses profissionais têm com a coletividade. Afinal, ter saúde mental para cuidar do outro é responsabilidade coletiva. Parabenizo a todos os profissionais de saúde que estão participando deste momento, voltado para os cuidados de quem cuida. E parabenizo o gestor Jayme Abreu pela excelente iniciativa”, destacou.
As atividades da campanha seguem durante o mês de setembro, com rodas de conversa para os alunos da U.E. Cônego Cardoso (CETI) nos dias 15, 16 e 17. O encerramento está marcado para o dia 30 de setembro, às 17h30, no Portal da Cidade, com um aulão de atividades físicas na Academia da Saúde.
Fotos: Divulgação/AsCom
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.