A cidade de Oeiras registrou uma morte por Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, por meio de boletim médico.
Segundo a secretaria, entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, foram registrados 23 novos casos confirmados e um óbito pela doença. A primeira morte deste ano pela doença no município.
A morte foi de uma idosa de 86 anos, que morava na zona rural do município. A vítima passou por testes realizados no Laboratório Municipal e no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC).
“O município continua acompanhando a situação e conta com a colaboração de todos para garantir a saúde e a segurança da comunidade”, informou.
O que diz o boletim:
Laboratório Municipal: foram feitos 138 exames, e 18 deram positivo.
Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC): das 29 pessoas testadas, 5 estavam com o vírus.
Cuidados para prevenção:
- Mãos sempre limpas: lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel.
- Use máscara: coloque a máscara em lugares fechados, com muita gente, ou se estiver com sintomas de gripe.
- Mantenha distância: fique longe de outras pessoas sempre que possível.
- Vacina em dia: confira se suas doses da vacina estão atualizadas. A vacinação é nossa maior proteção contra formas graves da doença, internações e mortes.
Nova variante no estado
A nova variante da Covid-19 – a XFG – que circula no Piauí já provocou a internação de 21 pessoas no estado e está sendo conhecida como a “variante da rouquidão”, devido ao vírus causar um distúrbio temporário da voz. Segundo os dados coletados no Piauí, a variante está adoecendo pessoas do sexo masculino, de 15 a 39 anos, e está ligada à maior circulação desse público, que está em fase produtiva.
Além da rouquidão, a variante causa sintomas típicos da primeira onda da Covid-19, como respiração encurtada, perda do olfato e do paladar e perda de apetite. Além de febre, tosse, dores musculares, dificuldade respiratória ou falta de ar (dispneia), perda total ou parcial do olfato, ausência ou perturbação do paladar, diarreia e náuseas ou vômitos.
Fotos relacionadas
Fonte: Bárbara Rodrigues/Cidade verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.