O município de Novo Santo Antônio, no Piauí, alcançou um feito inédito no Brasil ao conseguir registrar 100% da sua população com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Por conta disso, a cidade recebe nesta terça-feira (16) o selo “Município 100% Digital” durante a solenidade de lançamento do Dia D da Cidadania Digital. Na ocasião, o Governo do Estado assinará um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com outros 12 municípios que se comprometem a atingir a totalidade da população documentada com a CIN até janeiro de 2026.
Para o superintendente de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha, o momento simboliza a consolidação do Piauí como referência nacional em inovação e inclusão social. “Mais do que entregar documentos, estamos garantindo direitos e fortalecendo a cidadania. O Piauí mostra, mais uma vez, que está na vanguarda da modernização do serviço público, oferecendo à população mais segurança, praticidade e inclusão”, destacou.
Mais de 1,2 milhão de pessoas já emitiram a nova CIN no Piauí, estado que possui o maior percentual de cidadãos com o novo documento. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, 37% dos piauienses já possuem CIN.
Com 190 unidades de atendimento distribuídas em 167 municípios, o estado tem investido na ampliação do acesso à documentação civil, facilitando a emissão da nova carteira, que substitui o antigo RG e passa a ter o número do CPF como identificador único em todo o território nacional.
A nova carteira
O novo modelo estabelece um padrão único de identificação no país e conta com tecnologias de segurança como QR Code e assinatura digital, tanto na versão física quanto digital. A medida busca fortalecer o combate a fraudes e tornar mais eficientes os cadastros administrativos do governo.
A CIN pode ser solicitada na sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco ou nas Unidades de Serviços Digitais em Teresina e no interior do estado. Para obter o documento, é necessário apresentar CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizada (emitida nos últimos 10 anos, com selo de verificação e número de matrícula).
Também é possível incluir outros documentos na nova carteira, como CNH, Cartão do SUS, título de eleitor, carteira profissional, PIS/Pasep, tipo sanguíneo, certificado de reservista e laudo médico para pessoas com deficiência. Todos os documentos apresentados devem estar legíveis, atualizados e sem rasuras.
Fotos relacionadas
Fonte: Cidadeverde.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.