Facebook
  RSS
  Whatsapp

Poder Público de Assunção do Piauí discute medidas e soluções para problemas que afetam a saúde pública e o bem-estar da comunidade

O debate, que aconteceu na manhã desta terça-feira (16), na Câmara Municipal, reuniu representantes do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Poder Legislativo e comunidade local.

Compartilhar

 Fotos: Jornalista Valter Lima

A Prefeitura de Assunção do Piauí/Gestão do Prefeito Jove Soares, através da Coordenação de Vigilância Sanitária em parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente - órgãos municipais promoveu, na manhã desta terça-feira, 16 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, um encontro para o debate sobre medidas e soluções diante dos problemas que afetam diretamente a saúde pública e o bem-estar da comunidade local.

O encontro reuniu representantes do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Poder Legislativo e comunidade local, com foco principal nas seguintes discussões: criação de porcos e a queima de lixo em áreas urbanas e rural, praticas que afetam a saúde pública relacionada à transmissão de doenças, problema ambiental, qualidade do ar e a saúde da população.

“A criação desses animais de forma inapropriada causa problemas como propagação de doenças e contaminação do solo, enquanto a queima de lixo libera fumaça tóxica, segundo a legislação municipal e estadual. Moradores que se sentirem incomodados por essas atividades podem denunciar aos órgão municipais”.

O evento contou com a participação das seguintes autoridades locais–representando seus respectivos segmentos:  Dr. Willmes Diniz (Coordenador de Vigilância Sanitária), Edvan Domingues de Araújo (Secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Cosmo da Silva “Tontonho Cosmo (Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico), Raimundo Nonato da Silva Júnior (Secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania), Antonio Padre (Presidente da Câmara Municipal), vereadora Irismar, vereador Pinheiro, vereador Valdeci Alves , assessores e servidores municipais.

Na ocasião, em sua explanação como Coordenador de Vigilância Sanitária em Assunção do Piauí, Dr. Willames Diniz enfatizou sobre a importância dos trabalhos de prevenção das doenças e a educação popular em saúde, que, segundo o mesmo, são cruciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores locais.

Sobre os principais problemas debatidos no encontro, Dr. Willames frisou que, vários moradores já foram notificados a respeito da prática ilegal de criação de porcos e queima de lixo em áreas urbanas do município, uma situação que prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente.

O Secretário de Meio Ambiente, Edvan, falou que, a sua pasta, vem realizando várias ações da fiscalização ambiental no município de Assunção do Piauí, e que, a prática de queima de lixo em áreas urbanas é realmente um sério problema ambiental e que afeta a qualidade do ar e a saúde da população, porém, infelizmente, é um costume nocivo e “cultural”, mas, que essa situação precisa de uma conscientização dos próprios moradores.

Edvan também falou sobre importantes ações desenvolvidas pela SEMA no município, na atual gestão, como trabalhos de fiscalização e educação ambiental e de um projeto visionário que será implantado em breve, de coleta seletiva integral de lixo, com a construção de um galpão com equipamentos que irá trazer um diferencial nesse setor ambiental em Assunção do Piauí. Edvan também destacou os significativos resultados obtidos pelo município de Assunção do Piauí através do Meio Ambiente, nas conquistas do Selo Ecológico, Certificação concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh ,   em boas práticas de gestão ambiental, onde coloca atualmente o município em primeiro lugar na região dos Carnaubais e o quarto do estado.

Os vereadores presentes também colocaram suas opiniões sobre a temática em discussão, e foram totalmente a favor de uma integração de ideias e sugestões entre os setores públicos e a população para identificar desafios e traçar estratégias de melhoria, visando garantir serviços de saúde mais eficazes e uma melhor qualidade de vida para os cidadãos assunçãoenses.

O presidente da Casa Legislativa, Antonio Padre, elogiou a inciativa e estendeu elogios ao atual Secretário de Meio Ambiente, que, segundo ele, o mesmo vem desenvolvendo uma trabalho de forma responsável, educativa e sem maiores atropelos junto à comunidade.

Ainda, na ocasião do evento, as autoridades analisaram a importância a importância de levar o assunto às escolas do município, para que se realize um debate junto à comunidade escolar, para que se possa evoluir nas questões de mudanças de hábitos culturais para o bem coletivo através dos debates educativos e construtivos.

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Assunção do Piauí