A cidade de Bom Jesus, no sul do estado, comemorou um feito notável na educação que foi de superar a média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), se consolidando e como um modelo de sucesso.
O município, que fica a 640 km de Teresina, é conhecido como a “cidade de doutores” por concentrar a maior proporção de doutores por habitante no Brasil, cerca de um para cada 200 moradores, de acordo com registros da UFPI (Universidade Federal do Piauí). Na rede estadual está no topo com maior premiação, sendo 16 no total, no trabalho contra o analfabetismo.
A secretária municipal de Educação de Bom Jesus, Oldênia Guerra, explicou um pouco sobre as estratégias que adotou para ser referência nacional. O município obteve no IDEB 7,3 nos anos iniciais do ensino fundamental, conseguindo um feito histórico de duas escolas alcançarem notas 9,5. A média do Brasil é de 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental.
Filha de uma família de 12 irmãos, Oldênia Guerra, é defensora incansável da escola pública como ferramenta de transformação social. Com trajetória marcada por especializações em gestão e políticas públicas, Oldênia lidera uma estratégia que combina formação contínua de professores, monitoramento individual de alunos e metodologias baseadas em evidências científicas, apoiadas por parcerias com instituições como o Instituto Alfa e Beto.
“O segredo está em unir planejamento, inovação pedagógica e humanização. Temos o apoio do prefeito Nestor Elvas, que tem feito fortes investimentos em qualificação, na aquisição de materiais, em melhoria das infraestruturas e valorização dos profissionais”, disse a secretária.
Oldênia destaca que o título de “cidade de doutores” reflete uma cultura de valorização do conhecimento que está presente em todas as ações.
“Esse título nos obriga a manter padrões elevados de qualidade educacional. Investimos fortemente na formação continuada dos professores, metodologias inovadoras e acompanhamento individualizado do desempenho de cada aluno”, disse.
Ela ressaltou que essa metodologia se baseia em três pilares: planejamento estratégico, inovação pedagógica e valorização do corpo docente.
“O planejamento estratégico garante uma visão clara de metas e uso eficiente dos recursos. A inovação pedagógica envolve projetos interdisciplinares, metodologias ativas e tecnologias educacionais que aumentam o engajamento. E a valorização dos professores se dá por meio de formação continuada, acompanhamento próximo e reconhecimento do trabalho, criando um ciclo virtuoso de ensino de qualidade”, disse.
Veja mais:
Transformação na vida dos alunos
Além dos números positivos, a secretária destacou a transformação na vida no estudante.
“Percebemos o maior interesse dos alunos pelos estudos, um estimulo ao protagonismo estudantil e preparação sólida para etapas futuras. Também registramos alto índice de inclusão e equidade, garantindo que cada criança e adolescente tenha acesso a oportunidades de aprendizado de qualidade”.
Sobre a importância do protagonismo estudantil, ela garante que é foco central.
“Incentivamos que os alunos participem ativamente, expressem opiniões, desenvolvam projetos e tomem decisões. Essa abordagem fortalece autonomia, responsabilidade e criatividade, preparando-os não apenas para o sucesso acadêmico, mas para a vida em sociedade”.
Valorização dos professores
Segundo Oldênia Guerra, professores motivados e bem preparados transformam a qualidade do ensino.
“Oferecemos formação continuada, acompanhamento pedagógico e reconhecimento pelo trabalho realizado. Esse cuidado cria um ciclo virtuoso: professores valorizados ensinam melhor, alunos aprendem mais e os resultados da rede melhoram, fortalecendo também o vínculo entre escola e comunidade”.
Mensagem
“Minha mensagem é que é possível alcançar resultados extraordinários mesmo em contextos desafiadores. Com planejamento estratégico, valorização de professores, inovação pedagógica e compromisso com cada aluno, podemos transformar a educação e impactar positivamente a comunidade. Bom Jesus é prova de que investir em educação é investir no futuro de toda a sociedade, e espero que nossa experiência inspire outros municípios a acreditar no mesmo.
Fotos relacionadas
Fonte: Yala Sena
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.