Euton Marcos Santos Lira foi condenado, nesta terça-feira (21), a 80 anos de prisão pela chacina de quatro pessoas no município de Baixa Grande do Ribeiro. O crime aconteceu em abril de 2023, quando um pai, dois filhos e um funcionário foram assassinados a tiros dentro de uma residência onde viviam.
O julgamento ocorreu no Tribunal do Júri da Comarca de Ribeiro Gonçalves e foi presidido pelo magistrado Robledo Moraes Peres de Almeida. Ao condenar Euton, o Conselho de Sentença reconheceu a prática dos homicídios qualificados por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.
Os crimes
As apurações apontaram que a motivação estaria relacionada a disputas por terras, uma vez que a região é uma das principais produtoras de soja do Estado. Além de Euton Marcos, também foram denunciados Lúcio Batista Fialho, que seria outro executor, e Jhon Lennon dos Santos Abreu, possível mandante do crime. Eles ainda serão julgados.
Um quarto acusado, identificado como Velton Avelino de Sousa, faleceu pouco tempo após o crime.
As execuções seriam uma vingança de Jhon Lennon, que teria encomendado a chacina para vingar a morte de seu sogro, que foi encontrado morto na fazenda de propriedade das vítimas. A causa da morte foi apontada como natural, mas o suspeito acreditava em negligência por parte dos donos da propriedade.
Fotos relacionadas
Fonte: Breno Moreno (com informações do MP-PI)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.