Facebook
  RSS
  Whatsapp

Papa Leão XIV nomeia Dom Benedito Araújo como novo bispo da Diocese de Campo Maior

A comunicação aconteceu na última sexta-feira (07/11), por meio de decisão do Papa Leão XIV.

Compartilhar

 Diocese de Campo Maior

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na última sexta-feira, 7 de novembro, a decisão do Papa Leão XIV de nomear Dom Benedito Araújo como novo bispo da Diocese de Campo Maior, no Estado do Piauí. Até então, Dom Benedito exercia o ministério episcopal na Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou saudação e comunhão fraterna a Dom Benedito por ocasião de sua nomeação.

Dom Benedito Araújo nasceu em 21 de novembro de 1963, em Itapecuru-Mirim, no interior do Maranhão. Cursou o ensino primário e secundário em instituições do município de Paço do Lumiar e de São Luís (MA).

Realizou sua formação filosófica e teológica no Centro de Estudos Teológicos do Maranhão (CETEMA), atual Faculdade Católica do Maranhão (FACMA), entre os anos de 1985 e 1990. Posteriormente, fez o Curso de Formadores de Seminários de Formação Sacerdotal, promovido pelo CELAM e OSLAM, em Buenos Aires, em 1991. Também possui especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e é mestre em Ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis – Pontificium Athenaeum Antonianum, em Veneza, na Itália.

Foi ordenado diácono em 29 de junho de 1991 e presbítero em 17 de novembro do mesmo ano, sendo incardinado na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Em 23 de março de 2011, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Guajará-Mirim, pelo Papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal em 4 de junho de 2011, na capital maranhense. Tomou posse na diocese rondoniense em 8 de dezembro do mesmo ano.

Serviço pastoral e atuação eclesial

Ao longo de sua trajetória presbiteral e episcopal, Dom Benedito exerceu diversas funções pastorais e administrativas. Na Arquidiocese de São Luís, foi promotor vocacional, coordenador de pastoral vocacional regional e da OSIB Nordeste V, reitor e vice-reitor de seminários, além de pároco em várias paróquias. Também integrou o Conselho Presbiteral, o Colégio de Consultores e a Associação Nacional dos Presbíteros.

No âmbito regional, colaborou com a CNBB em diferentes comissões, como as de Juventude, Ecumenismo e Pastoral da Terra, além de exercer a função de secretário executivo do Regional Noroeste.

A Diocese de Campo Maior manifesta sua alegria e gratidão pela nomeação de Dom Benedito Araújo, acolhendo-o com fé e esperança. Que sua missão como novo pastor diocesano seja abençoada e frutífera, fortalecendo ainda mais a comunhão e o testemunho cristão no território diocesano.

Fotos relacionadas

Fonte: Diocese de Campo Maior

Mais de Campo Maior PI