Facebook
  RSS
  Whatsapp

Encerramento da 2ª Etapa 2025 do Programa Municipal Mãe Justina reúne autoridades e beneficia mães em São Miguel do Tapuio

No encerramento, foram entregues kits especiais e prestadas homenagens às participantes.

Compartilhar

 Foto: São Miguel Agora

A manhã desta terça-feira, 9 de dezembro, foi marcada por emoção e reconhecimento no auditório do Programa Bolsa Família, onde aconteceu a cerimônia de encerramento da segunda etapa 2025 do Programa Municipal Mãe Justina. O momento reuniu autoridades municipais, equipes técnicas e as mães participantes que, ao longo da etapa, receberam acompanhamento e orientações voltadas para a primeira infância. No encerramento, foram entregues kits especiais e prestadas homenagens às participantes.

Breve histórico do Programa

O Programa Mãe Justina foi instituído pela Lei Municipal nº 064/2021, criada na atual gestão do prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho (PSD), com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à Primeira Infância no município.

A iniciativa nasceu por meio do Indicativo de Lei nº 10/2021, de autoria do vereador Clodomar Mineiro, aprovado em Sessão Ordinária da Câmara Municipal em 29 de abril de 2021.

O programa leva o nome de Justina Maria da Conceição, conhecida como “Mãe Justina “, figura histórica e querida em São Miguel do Tapuio. Em um período em que o município ainda não contava com serviços médicos estruturados, foi ela quem prestou assistência às gestantes, acompanhando partos e oferecendo apoio às mulheres da comunidade.

Objetivos do Programa Mãe Justina

  • Reduzir a morbimortalidade materna e infantil;
  • Garantir atenção integral e humanizada à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal;
  • Qualificar o atendimento às crianças até o primeiro ano de vida;
  • Articular e fortalecer políticas públicas da primeira infância;
  • Reforçar os Comitês de Investigação do Óbito Infantil e Materno;
  • Consolidar direitos de cidadania;
  • Fortalecer vínculos familiares;
  • Garantir segurança alimentar às gestantes e crianças;
  • Promover qualificação profissional e inclusão produtiva;
  • Integrar ações governamentais e ações sociais em rede.

Presenças e destaques da cerimônia

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre elas:

Erivalda Vieira, secretária de Assistência Social e Trabalho;Clodomar Mineiro, vereador e autor do indicativo de criação do programa; Letícia Monte, vereadora;  Dr. Jorge Soares, assessor jurídico; Daniel Cruz, representante da Secretaria Municipal de Educação, Suzane Lima, representante do CMDCA;Leila Silva, supervisora da Primeira Infância; Anne Laisa, coordenadora da Primeira Infância;Sandra, coordenadora do CRAS São Luís; Camila, coordenadora do CRAS Bandeirantes.

Durante o evento, foram entregues kits às 12 mães beneficiadas nesta etapa, como forma de apoio e incentivo às famílias. O momento também celebrou o compromisso do município com o cuidado, a proteção e o fortalecimento de vínculos na primeira infância.

A cerimônia reforçou a importância da continuidade do Programa Mãe Justina e seu impacto direto na vida de gestantes, mães e crianças, consolidando-se como uma das principais ações sociais voltadas ao desenvolvimento humano em São Miguel do Tapuio.

Fotos: São Miguel Agora 

 

Fotos relacionadas

Fonte: São Miguel Agora

Mais de São Miguel do Tapuio