Facebook
  RSS
  Whatsapp

Alunas de São Miguel do Tapuio embarcam para intercâmbio educacional na Ásia

Intercâmbio em Singapura, uma competição educacional que levará 5 alunas e 1 professor do CETI Dona Rosaura Muniz Barreto,para um intercâmbio em Singapura, com viagem prevista para 3 de setembro.

Compartilhar

 Reprodução

O CETI Dona Rosaura Muniz Barreto, de São Miguel do Tapuio (PI), escola da rede estadual de ensino, foi destaque em uma competição educacional que levará 5 alunas e 1 professor para um intercâmbio em Singapura, na Ásia, com viagem prevista para 3 de setembro.

Representantes da escola:

Enedina Duarte

Laura Beatriz

Maria Eduarda

Maria de Fátima

Maria Gizele

Professor Francisco Alves, do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

A seleção começou com uma prova de Língua Inglesa e Programação, que teve mais de 45 mil estudantes inscritos em todo o Piauí.

Após a aprovação, a equipe desenvolveu o projeto “Solaria – Agricultura Inteligente”, orientado pelo professor Francisco Alves.

O projeto utiliza Internet das Coisas (IoT), sensores e automação para:

Monitorar plantações;

Controlar a irrigação à distância;

Economizar água;

Tornar a agricultura mais eficiente e sustentável.

A equipe conquistou:

28ª colocação no Hackathon Online;

15ª colocação na etapa presencial em Teresina;

Classificação entre as 26 equipes selecionadas para o intercâmbio.

A equipe escolheu Singapura, na Ásia, entre os países disponibilizados pela SEDUC.

Durante o intercâmbio, os estudantes e o professor participarão de curso de tecnologia em uma das melhores universidades de tecnologia do mundo e conhecerão o modelo educacional de Singapura.

O projeto tem especial importância por buscar soluções para pequenos produtores e agricultores familiares do semiárido nordestino.

Principal destaque

A conquista representa um grande reconhecimento ao talento, à inovação e à capacidade dos estudantes do interior do Piauí, levando o nome de São Miguel do Tapuio e do CETI Dona Rosaura para uma experiência internacional de aprendizado, tecnologia e intercâmbio cultural

O prefeito municipal, Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim”, recebeu, na manhã desta segunda-feira (31), a equipe selecionado, ocasião em que parabenizou a todos pela conquista e a representação de São Miguel do Tapuio para o intercâmbio.

“Grande notícia que enche nosso coração de orgulho! Uma grande conquista para os estudantes, para o CETI Dona Rosaura e para São Miguel do Tapuio, levando o talento e a inovação do interior do Piauí para uma experiência internacional de aprendizado e troca de conhecimentos.

Parabéns, às estudantes ao professor Francisco Alves e toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação! O futuro também se constrói com educação, tecnologia e oportunidades” , destacou Pompilim.

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio