Facebook
  RSS
  Whatsapp

Saiba quem é Paulo Filho, arquiteto que desenvolveu o projeto arquitetônico do Portal de entrada de SMT

A obra, que foi inaugurada pelo governo do estado e o prefeito local, Pompilim, na última sexta-feira (24/03), é o mais novo cartão postal da cidade de São Miguel do Tapuio.

Compartilhar

 Arquiteto urbanista Paulo Frota Filho/Foto: Valter Lima

O projeto arquitetônico do portal de São Miguel do Tapuio, obra inaugurada na última sexta-feira (24/03) pelo governo do estado e o município, foi projetado pelo arquiteto urbanista Paulo Frota Filho, de 36 anos, de origem sãomiguelense.

Paulo Filho, que atualmente mora em Teresina, é filho do ex-prefeito Paulo Frota e de Teresa Neuman Furtado, ex-vereadora do município.

Leia na íntegra o projeto do Portal de entrada da cidade de SMT, do arquiteto Paulo Filho:

O projeto arquitetônico do portal de São Miguel do Tapuio valoriza os antepassados através de elementos que ajudam a contar a história e a origem do nosso município. Ao mesmo tempo em que traz o presente e aponta o futuro através de um estilo moderno, aparece sob linhas inclinadas ascendentes, dando a ideia de crescimento, desenvolvimento e prosperidade, marcando um monumento atemporal que retrata a nossa história.

O portal será construído em estrutura de concreto revestido em pedra com tons terrosos e alumínio na cor cobre. Trazendo assim as tonalidades encontradas no solo de nosso município. O formato do portal com linhas inclinadas além de fazer referência ao crescimento e ao desenvolvimento, também faz alusão a uma borduna (um tipo de porrete) que era um instrumento de caça e defesa dos indígenas, os Tapuias, que não utilizavam arco e flecha. Neste mesmo elemento que conecta as duas bases do portal, terá um letreiro com o nome da cidade feito em aço e a fonte de letras será desenvolvida exclusivamente para o portal. Dois grandes painéis localizados em uma das bases dos pilares, contarão a história e origem da nossa cidade, através de figuras em alto relevo com passagens históricas, moldadas em concreto. O monumento contará também com uma escultura de um Índio Tapuia, em posição de caça, assim demonstrando a bravura do povo de nossa cidade.

Conectado ao portal teremos passeios iluminados e espaços com jardineiras, onde utilizaremos como elementos paisagísticos plantas existentes em nossa região como “cactáceos” e a Carnaúba, sendo este último uma palmeira importante para a origem e desenvolvimento econômico do nosso município, que por muitos anos foi a principal fonte de renda da região.

Fotos:Valter Lima 

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio