Facebook
  RSS
  Whatsapp

Assunção do Piauí realiza Plenária Municipal de Saúde, etapa Municipal da 17º Conferência Nacional de Saúde

Evento que teve como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Compartilhar

 Divulgação

Ontem-terça-feira (28/03), a Secretaria Municipal de Saúde de Assunção do Piauí e o Conselho Municipal de Saúde local realizaram, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a Plenária Municipal da Saúde (Etapa Municipal da 17º Conferência Nacional de Saúde, que veio com o tema: “Garantir Direitos e defender o Sus, a vida e a democracia - Amanhã será outro dia.”

Estiveram presentes no evento várias autoridades municipais, dentre elas: a Secretária Municipal de Saúde, Rosimar de França Lima; o Presidente da Câmara Municipal, Ronnivom de Sousa Lima; Vice-prefeito Jovelino  Soares; a Secretária Municipal de Assistência Social, Quinha Alves; Profissionais de Saúde como, O Coordenador de saúde e Presidente do CMS, Raimundo Junior, Dr. Luciano Mourão (médico no município) , Secretária de educação ,Antonia Alves; representantes da população ,como:  Jahellem Rosa, Presidente da  Associação dos Moradores do Bairro Viana, Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Maria Iraneide e população geral.

A plenária foi aberta pelo Presidente do Conselho Municipal de saúde, Raimundo Junior, que realizou um resgate histórico sobre o Controle e Participação Social no SUS, que, em Seguida, formou o dispositivo de honra e facultou a palavra a quem dela desejasse fazer uso. Algumas autoridades realizaram as suas considerações.  

O conferencista Convidado Enfermeiro João Victor, técnico da Sesapi, realizou a palestra Magna discorrendo sobre os 4 eixos temáticos:

 I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos

II - O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para Salvar Vidas

III - Garantir Direitos e Defender o SUS

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas

Em Seguida os participantes foram divididos em grupos para debater os eixos temáticos e formularem propostas para melhorar a saúde do município, sendo 10 de competência Nacional, 10 de competência Estadual e ilimitada para o município.

Por fim as propostas foram submetidas ao voto do plenário, para inclusão ou exclusão do relatório final.

Em seguida, elegeram-se os representantes da delegação de Assunção do Piauí para representar o município na etapa macrorregional e Estadual da 17º Conferência Nacional de Saúde, garantindo-se o princípio da paridade.

Veja foto

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Assunção do Piauí