Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Fuga de corrente elétrica pode elevar o valor da fatura de energia

A fuga de energia normalmente é causada por emendas de fios desencapados, isolamento desgastado ou mal dimensionado.

Compartilhar

 Reprodução

Contas mais caras que o normal, choque ao tocar no interruptor, faíscas na fiação interna do imóvel. Esses são alguns sinais de que pode estar acontecendo a fuga de energia nas instalações elétricas de uma residência. Além do risco de acidentes e curto-circuito, capaz de comprometer toda a rede elétrica e danificar eletrônicos, essa anomalia pode também trazer prejuízo financeiro.

“Assim como a água, a energia elétrica também pode sofrer vazamentos, que chamamos de fuga de energia. Assim, precisamos ter cuidados e estar atentos, pois no caso da energia elétrica, esse vazamento não é visível. Caso o cliente tenha suspeita, ele pode fazer um teste simples, desligando a chave geral. Se o medidor continuar com a luz acesa ou piscando ou, nos equipamentos mais antigos, o disco ou o registrador seguir girando, então o defeito é na instalação elétrica. Assim, é importante que um eletricista capacitado seja acionado para fazer a vistoria e revisão, indicando a causa exata do problema e a solução. Além de atenção no dia a dia, é necessário a realização de revisões nas instalações elétricas periodicamente”, explica Johnny Monteiro, Gerente de Serviços Técnicos Comerciais da Equatorial Piauí.

A fuga de energia normalmente é causada por emendas de fios desencapados, isolamento desgastado ou mal dimensionado. Outro fator que pode levar a fuga de energia são eletrodomésticos defeituosos, como por exemplo, geladeira com borracha ressecada ou antiga, que não veda adequadamente, impactando no aumento de consumo consideravelmente.

“É essencial estar atento, inclusive a esses detalhes, pois eles podem somar e ser um dos causadores da variação no valor da fatura e aumentar o risco de acidentes, em alguns casos a variação do consumo pode significar um aumento de até 50% no consumo da UC", ressaltou o gerente Johnny Monteiro.

Confira outras dicas que podem prevenir fuga de corrente elétrica:

•         Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas, redimensioná-las e/ou renová-las sempre que preciso;

•         Evitar excesso de equipamentos conectados na mesma tomada ou circuito, e o uso permanente de benjamins/Ts e extensões, preferindo a instalação de novas tomadas;

•         Evitar o uso de aparelhos eletrodomésticos em mau estado;

•         Comprar cabos elétricos com requisitos exigidos pela legislação do INMETRO, ou seja, cabos certificados e compatíveis com a quantidade e a potência identificada no levantamento de carga;

•         Não utilizar emendas inadequadas nas instalações elétricas da casa;

•         Sempre trocar as lâmpadas fluorescentes queimadas, pois mesmo não funcionando, podem gerar desperdícios;

  • Verificar a instalação da bomba do poço.

Equatorial Piauí

Mais de Geral