Facebook
  RSS
  Whatsapp

Educação de SMT aderiu à mobilização nacional pela cultura de Paz nas Escolas

Escolas da Rede Municipal de Ensino mostraram, nesse dia 20 de abril, ações de promoção de paz realizadas pelos estudantes, professores, famílias e demais profissionais da educação, numa grande mobilização.

Compartilhar

 Tapuio Notícias

A Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Tapuio, no Piauí, realizou atos/ações pela paz nesse dia 20 de abril, data de mobilização nacional pela paz no ambiente escolar. O movimento aconteceu em 20 de abril, porque a data era mencionada em mensagens alarmistas e fake news que circularam nas últimas semanas. Ontem ,20 de abril, quinta-feira, foi marcado por grande mobilização da campanha ‘Todos pela Paz’ em todas as unidades escolares da rede pública municipal.

As Escolas mostraram ações de promoção de paz realizadas pelos estudantes, professores, famílias e demais profissionais da educação, numa grande mobilização. Na sede do município houve grande mobilização, que contou com caminhada envolvendo alunos, professores entre outros membros escolares, com balões brancos em punhos , faixas e cartazes , além de outras atividades alusivas ao tema.

Confira texto oficial alusivo ao movimento realizado pela Educação Municipal de São Miguel do Tapuio

A escola é um espaço destinado à educação, no qual as crianças e os adolescentes têm acesso ao conhecimento científico, estando seguros e protegidos.

Entretanto, nos últimos dias o Brasil tem vivenciado situações de ameaças e violências nas escolas.

(...) a construção de minha presença no mundo, que não se faz no isolamento, isenta da influência das forças sociais, que não se compreende fora da tensão entre o que herdo geneticamente, e o que herdo social, cultural e historicamente (1996, p. 53) - PAULO FREIRE

Compreendemos que a instituição escola, tem uma importante função social e, para tanto, deve buscar a solução dos conflitos, visando manter um clima harmonioso e tranquilo possibilitando aos estudantes a construção de valores humanos nas relações sociais, culturais e históricas.

Os valores éticos e morais que são aprendidos em família e corroborados no ambiente escolar, são determinantes no clima em sala de aula e nas relações interpessoais que se realizam no dia a dia escolar.

Atitudes simples como as ações interativas e integrativas que aconteceram hoje nas nossas escolas, que fazem parte do cotidiano escolar, tanto dos professores, quanto dos estudantes podem ser decisivas no processo de construção de uma cultura de paz.

Nós educadores somos os formadores não apenas de opinião, mas também somos inspiração e acolhimento aos nossos estudantes e, diante dos desafios da insegurança escolar do momento, precisamos acreditar que é possível construirmos um ambiente escolar que possibilite, além do conhecimento científico, sentimentos de confiança, amizade, respeito mútuo e harmonia, isso tudo por meio da consistência em promovermos a paz.

As escolas municipais mostraram hoje, nas ações de promoção de paz realizadas pelos estudantes, professores, famílias e demais profissionais da educação que é possível CONSTRUIR A PAZ POR MEIO DO AMOR.

Só o AMOR faz a paz reinar consistentemente.

O que estamos construindo nas escolas municipais de São Miguel do Tapuio é um legado de amor ao próximo.

Estamos construindo uma nova história na Educação, sempre com amor e promoção de paz.

VEJA VÍDEO ABAIXO PRODUZIDO PELA SME DE SMT

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio