A Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, no Piauí, por meio de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, durante toda semana, ação de Combate ao Câncer de Mama, integrando-se ao Outubro Rosa [Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama], na sede e na zona rural do município, atendendo mulheres com 40 anos ou mais, com exames de mamografia, prevenção e rastreamento.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Janilson Rodrigues, trata-se de uma ação desenvolvida com recursos do próprio município, que visa promover o trabalho de prevenção e rastreamento do Câncer de Mama em diversas comunidades do município. Ainda, conforme dados da SMS local, houve um bom número de pacientes atendiadas pela campanha.
Os atendimentos com profissionais treinados para a atividade tiveram como base de ação, na sede do município: Centro Administrativo, UBS Canto, UBS Dona Rosaura, UBS Luís de Araújo Torres. Atendimentos na zona rural em localidades estratégicas: UBS da Varzinha, Brejo dos Marianos, Jenipapeiro e Brejo da Onça.
O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.
Fotos relacionadas
Da Redação | Jornalista Valter Lima
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.