Uma mulher de 32 anos foi presa nesta terça-feira (20) no município de Ilha Grande, no litoral do Piauí, por atraso no pagamento de pensão alimentícia.
O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara da Família e de Órfãos e Sucessões de Ceilândia, em Brasília, e cumprido por uma equipe da Polícia Civil do Piauí (PC-PI).
A prisão ocorreu após a mulher ter sido condenada e não ter se manifestado, dentro do prazo legal, após ser intimada para comprovar o pagamento da pensão ou justificar a impossibilidade.
Embora a prisão civil de mulheres por dívida de pensão alimentícia seja uma exceção, o delegado Ayslan Magalhães, da Delegacia Seccional de Parnaíba, ressalta que há situações em que ela pode ser aplicada.
“Embora, na maioria dos casos, os filhos fiquem sob a guarda da mãe e o pai seja o responsável pelo pagamento da pensão, existem situações em que o pai fica com a guarda das crianças. Nesses casos, a mãe pode ser obrigada a pagar pensão ao pai. Se a mulher deixar de pagar três parcelas da pensão alimentícia, pode ter a prisão civil decretada por até 90 dias, conforme prevê a legislação”, explicou.
Fotos relacionadas
Fonte: Breno Moreno/Portal Cidade Verede
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.