Facebook
  RSS
  Whatsapp

Castelo do Piauí realiza 4 ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A conferência teve como foco a elaboração de propostas voltadas à equidade, à defesa e à proteção da cidadania das pessoas idosas.

Compartilhar

 Foto: Divulgação

Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", foi realizada a Quarta Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Castelo do Piauí, um importante espaço de diálogo e construção de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à dignidade da população idosa.

A conferência teve como objetivo promover a participação social na proposição de ações que contribuam para a superação de barreiras ao envelhecimento digno, saudável e com direitos garantidos. Também teve como foco a elaboração de propostas voltadas à equidade, à defesa e à proteção da cidadania das pessoas idosas.

A secretária municipal de Assistência Social, Evilânia Vieira, destacou a relevância do evento como instrumento de avanço nas políticas públicas voltadas à terceira idade.

"A Conferência é um espaço muito importante de construção de propostas de melhoria da política. Hoje estamos discutindo eixos como o financiamento das políticas públicas, participação social, controle social e o fortalecimento dos conselhos", afirmou.

Durante sua fala, Evilânia anunciou a reativação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que estava inativo. Segundo ela, o novo conselho é composto por profissionais e representantes governamentais e da sociedade civil altamente comprometidos.

“Este Conselho já se mostrou atuante desde a primeira reunião, em que discutimos estratégias para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, principalmente no mês de junho, por meio da campanha Junho Violeta. A atuação desse conselho é essencial para o fortalecimento das políticas públicas, fiscalização, monitoramento e acolhimento de denúncias”, ressaltou.

A secretária agradeceu o apoio do prefeito Júnior Abreu e das demais secretarias envolvidas na composição do conselho, reconhecendo a dedicação dos conselheiros que, mesmo sem remuneração extra, se disponibilizam a atuar em defesa dos direitos da população idosa.

Presente no evento, o prefeito Júnior Abreu reafirmou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas para a terceira idade.

“Quero parabenizar a secretária Evilânia e toda a equipe da Assistência Social por proporcionar esse momento tão importante. Aqui tratamos de temas fundamentais, como qualidade de vida, direitos e deveres da pessoa idosa. Como gestor, me comprometo a aprimorar cada vez mais os serviços públicos voltados a esse público. Este foi mais um evento de grande sucesso”, declarou o prefeito.

Estiveram presentes ainda a vice-prefeita Anna Belé, a vereadora Nina Silva, a professora Socorrinha Azevedo, a diretora de Políticas Públicas da SASC Maria da Cruz Oliveira Sousa, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Tutelar.

Fotos relacionadas

Fonte: Ronaldo Mota/Tribuna em foco

Mais de Castelo do Piauí