Facebook
  RSS
  Whatsapp

Teresina registra aumento de casos de Covid-19 e suspeita de nova variante

Alta pode estar relacionada a uma nova variante do vírus, que já circula em quatro estados do país, incluindo o vizinho Ceará.

Compartilhar

 Foto: Freepik

Teresina registrou um aumento discreto de casos de Covid-19 nos meses de julho e agosto. Segundo a gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, a alta pode estar relacionada a uma nova variante do vírus, que já circula em quatro estados do país, incluindo o vizinho Ceará.

"Só houve um aumento discreto, não teve aumento de hospitalização, nem de mortes. Só um aumento de casos. Esses casos a gente já está esperando que aumente porque já ocorreu no Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina", explicou Amparo Salmito.

A gerente destaca que ainda é necessário confirmar a presença da nova variante no estado. "A gente ainda está aguardando o resultado do laboratório para saber se já chegou aqui, para saber se é a nova variante, mas é provável que seja porque estávamos com um número menor e agora deu esse aumento".

O médico infectologista Luciano Mourão acrescenta que o surgimento de novas variantes é esperado. "Essa nova variante é algo esperado porque o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid, é mutante e vai se modificando com o passar do tempo. Sempre vão surgir novas variantes, e essas que estão surgindo não são mais agressivas, nem mais fortes do que aquela no momento do auge da pandemia, especialmente porque as pessoas já se vacinaram", disse.

Sobre os sintomas, Mourão explica que são leves, podendo incluir cansaço, mal-estar, fraqueza, indisposição, desconforto ou dor na garganta e, em alguns casos, febre. Ele alerta para a importância de procurar atendimento médico para confirmar se há infecção por Covid-19 e receber o tratamento adequado.

"São sintomas leves, mas mesmo assim é preciso que as pessoas com esses sintomas procurem atendimento médico, principalmente idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Muitas vezes a população confunde os sintomas da Covid com um resfriado ou gripe, às vezes com rinite ou sinusite, e acha que não é nada. É preciso buscar atendimento para ter certeza se é um caso de Covid e tomar as condutas adequadas", ressalta.

O infectologista ainda recomenda cuidados gerais. "Repouso, muita hidratação, evitar se automedicar porque alguns medicamentos podem trazer problemas e buscar atendimento médico para ter a certeza se é ou não um caso de Covid", finalizou.

Veja entrevista com médico infectologista Luciano Mourão:

Fotos relacionadas

Fonte: Rebeca Lima /Cidade Verde

Mais de Teresina