VAAR Fundeb: 1.200 Municípios estão com pendências no Simec
A CNM destaca que os Entes locais podem perder cerca de R$ 7,5 bilhões em complementação.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou que 1.200 redes municipais de ensino ainda não registraram no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) as informações necessárias para habilitação na Complementação Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundeb. A CNM destaca que os Entes locais podem perder cerca de R$ 7,5 bilhões em complementação.
O prazo final para envio dos dados termina em 15 de setembro, sem previsão de nova prorrogação. O preenchimento é obrigatório para comprovar o cumprimento das condicionalidades I, IV e V, previstas pela Lei 14.113/2020 e regulamentadas pela Resolução 15/2025 da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (CIF).
A entidade municipalista ressalta que, sem o registro dentro do prazo, as redes de ensino não poderão ser habilitadas a receber a complementação VAAR, parte dos recursos da União destinada ao ciclo 2025/2026 do Fundeb. O MEC destaca que o envio antecipado das informações facilita a análise e possibilita correções, caso sejam necessárias.
A CNM reforça a importância de as redes municipais efetuarem a habilitação dentro do prazo, lembrando que a data já foi prorrogada até 15 de setembro. Para esclarecimento de dúvidas, os gestores podem entrar em contato pelo e-mail vaarfundeb.seb@mec.gov.br ou pelo WhatsApp (61) 2022-2066.
Fotos relacionadas
Fonte: CNM
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.