Facebook
  RSS
  Whatsapp

Gestão do Prefeito Pompilim realiza a maior Festa do Vaqueiro da história de São Miguel do Tapuio

A festa (Dia do Vaqueiro), instituída em âmbito municipal, através do projeto de lei 02/2018, de autoria do vereador Paiva Júnior, acontece dentro dos Festejos de São Miguel Arcanjo – Padroeiro da cidade.

Compartilhar

 Foto: Jornalista Valter Lima/Tapuio Notícias

Neste último domingo, 28 de setembro, a Prefeitura de São Miguel do Tapuio/Gestão do Prefeito Pompilim, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Abastecimento e Promoção, Assistência Social e Trabalho, coordenadas pelos secretários Dr. Willames Diniz e Erivalda Mineiro, realizou a maior Festa do Vaqueiro da história do município, avaliada por toda a organização e a população em geral, dado a grandeza da festividade.

O evento reuniu centenas de vaqueiros, moradores, visitantes, entre autoridades estadual e regionais que participaram de uma extensa programação cultural e religiosa.

A festa (Dia do Vaqueiro), foi instituída em âmbito municipal, através do projeto de lei 02/2018, de autoria do vereador Paiva Júnior, e que acontece dentro dos Festejos de São Miguel Arcanjo – Padroeiro da cidade, que ocorre de 19 a 29 de setembro. Vale destacar também, que o evento se consolidou após os investimentos da gestão do prefeito Pompilim.

A Festa do Vaqueiro em São Miguel do Tapuio originou-se no ano de 2015, através dos amigos empresários Maurício Meneses, Emanuel Pereira “Leleu” e o vereador Cimar Soares, que, mesmo sem o apoio do Poder Público Municipal, à época, conseguiram, de forma particular, manter viva essa ideia cultural do vaqueiro no município. Porém, mesmo sem ainda ser prefeito, Pompílio Evaristo Cardoso “Pompilim”, já estava dando apoio a festividade, fato que, se consolidou após o seu primeiro mandato como prefeito da cidade, desde 2021 a até esta edição de 2025.

A celebração 2025 organizada Prefeitura Municipal, teve o apoio de empresários e criadores locais, bem como dos deputados Ziza Carvalho, Georgiano Neto e Átila Filho.

A programação iniciou pela manhã, com para os participantes vaqueiros, servido no Clube Municipal, seguido de uma grande cavalgada pelas principais ruas da cidade, numa demonstração de fé e tradição. Em seguida, os vaqueiros e participantes se dirigiram à Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, onde participaram da Santa Missa, celebrada pelo pároco Paulo Sérgio, dentro da programação dos festejos religiosos.

Retornando ao Clube Municipal, a festividade continuou com grandes atrações musicais de raiz, como Sicrano e Sirino, Kangas do Forró e Bruno Lima, garantindo animação da população presente.

A festa no clube municipal também contou com muito churrasco de boi e carneiro à vontade para a população presente, além de sorteio de de dezenas de prêmios, incluindo uma motocicleta Pop 100, entregue ao vaqueiro Agleilton Peres, contemplado entre os participantes montados na cavalgada.

A Festa do Vaqueiro 2025, em São Miguel do Tapuio, reuniu autoridades políticas e lideranças da região, entre elas o prefeito Pompilim, o vice-prefeito Ribinha, secretários municipais, assessores, servidores municipais,  vereadores, prefeito Olavo Júnior (Buriti dos Montes), os deputados Georgiano Neto, Átila Lira e Ziza Carvalho, o ex-prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares (Superintendente Federa da Pesca e Aquicultura no Piauí) e outras autoridades de Castelo do Piauí, o superintendente da Setrans, José Cardoso, empresários e lideranças locais.

O prefeito Pompilim destacou a grandiosidade da edição deste ano, ressaltando a importância cultural e econômica do evento:

“A maior edição do Dia do Vaqueiro em São Miguel do Tapuio não poderia deixar de contar com a presença de uma das duplas mais consagradas da música nordestina: Sirano e  Sirino! Eles representam a força da cultura nordestina no cenário musical brasileiro, levando tradição, alegria e identidade por onde passam. O Dia do Vaqueiro não é apenas tradição e fé, é também um evento que fortalece a economia local, movimenta o comércio e valoriza a cultura do nosso povo” – destacou Pompilim.

Fotos

          

              

               

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio