Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Com novos decretos, Piauí ultrapassa mais da metade das cidades em calamidade

Com os decretos recentes federais, mais da metade de cidades do estado estão em emergência pela seca severa que atinge o Piauí.

Compartilhar

 Foto: Semarh/Divulgação

O governo federal reconheceu a situação de emergência em mais quatro cidades do Piauí em razão da seca que atinge o semiárido do estado. A Portaria nº 3.086, publicada no Diário Oficial da União de 8 de outubro de 2025, inclui os municípios de Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, Monsenhor Hipólito e Capitão Gervásio Oliveira entre as áreas afetadas pelo prolongado período de estiagem.

Com os decretos recentes federais, mais da metade de cidades do estado estão em emergência pela seca severa que atinge o Piauí.

Com o reconhecimento, as prefeituras ficam aptas a solicitar apoio financeiro e operacional da Defesa Civil Nacional, além de facilitar a execução de ações de assistência humanitária e obras emergenciais para o abastecimento de água e mitigação dos efeitos da seca.

Segundo a portaria, os decretos municipais que embasaram o reconhecimento foram emitidos entre 29 de setembro e 1º de outubro. Todos relatam a redução significativa de chuvas e prejuízos à produção agrícola e à pecuária de subsistência, que são as principais fontes de renda das famílias locais.

O Piauí soma agora dezenas de municípios em situação de emergência devido à seca e estiagem em 2025. A medida permite que os governos locais adotem procedimentos mais rápidos para contratação de bens e serviços e para acesso a programas federais de resposta a desastres naturais.

 

 

Fotos relacionadas

Fonte: Tarcio Cruz/ Portal Cidade Verde

Mais de Cidades