Durante a posse do novo reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), professor Paulo Borges, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Rafael Fonteles anunciaram a criação de quatro novos campi do IFPI. As novas unidades serão implantadas nos municípios de Altos, Esperantina, Barras e Luzilândia, ampliando o alcance da educação técnica e tecnológica no estado.
O anúncio reforça a política de expansão da rede federal de ensino conduzida pelo governo federal. De acordo com Camilo Santana, a criação dos novos institutos faz parte do plano nacional de crescimento dos Institutos Federais, que deve elevar o número total de unidades no país para mil.
“Luzilândia também vai ganhar o novo Instituto Federal aqui no Piauí. Então, são quatro novos campi aqui. Portanto, é bom lembrar que antes do presidente Lula, nós só tínhamos 140 campi. Com esses novos 100 campi que nós vamos ter, nós vamos passar a ter 786 campi e queremos chegar a mil Institutos Federais em todo o Brasil. Já autorizando novas vagas para a contratação de professores e servidores. E também investindo na consolidação dos campi já existentes, com restaurante para os estudantes, laboratórios e bibliotecas”, afirmou o ministro.”
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da expansão para o desenvolvimento do interior piauiense, ressaltando que o estado já possui unidades consolidadas em diversas regiões e agora amplia ainda mais sua presença.
“Vários anúncios importantes. Além do que ele está fazendo para o nosso Instituto Federal, ministro, aqui nós temos o Instituto Federal na capital, com três unidades, e em 17 municípios do interior. E agora, o senhor anunciou recentemente mais três ou quatro novos campi — em Altos, Esperantina, Barras e, provavelmente, Luzilândia — o que vai totalizar, portanto, 24 sedes do Instituto Federal”, disse Fonteles.
Fotos relacionadas
Fonte: meionews
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.