Facebook
  RSS
  Whatsapp

Pesquisadores da UFPI intensificam disciplinas científicas arqueológicas e de bioarqueologia em São Miguel do Tapuio

Uma equipe da UFPI encontra-se no Complexo Arqueológico Palmeira de Baixo, região que contêm pinturas rupestres e material arqueológico, incluindo restos humanos e de animais.

Compartilhar

 Divulgação

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) intensifica, no município de São Miguel do Tapuio, atualmente   no Complexo Arqueológico Palmeira de Baixo, na zona rural, projetos de pesquisas pesquisa focados na escavação de grutas-necrópole na área, visando estudos de fósseis humanos.

A equipe da UFPI, que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Educação, têm atuado ativamente na região de São Miguel do Tapuio, principalmente com foco em pesquisas arqueológicas e de bioarqueologia (fósseis humanos e associados), com destaque para o Complexo Arqueológico Palmeira de Baixo.

Interação com material cerâmico: Os estudos arqueológicos na região de São Miguel do Tapuio demonstram a presença de restos humanos enterrados, por vezes acompanhados de ossos de macacos, indicando rituais funerários.

Investigações na Zona Rural: Estudos analíticos, incluindo caracterização químicomineralógica de pinturas rupestres, foram realizados pela UFPI nos sítios Descoberta, Saco do Cipó e Loca do Delmiro, em São Miguel do Tapuio.

*Aguardem maiores informações sobre o assunto.

Fotos relacionadas

Fonte: Jornalista Valter Lima | Tapuio Notícias

Mais de São Miguel do Tapuio