DRCC emite alerta sobre o aumento de golpes praticados por meio de falsas páginas de suporte ao consumidor
"Desconfie quando tudo leva para WhatsApp", diz delegado sobre golpes em sites.
A Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes Cibernéticos (DRCC) emitiu alerta sobre o aumento de golpes praticados por meio de falsas páginas de suporte ao consumidor. Os sites utilizam logomarcas e layouts semelhantes aos de páginas oficiais para enganar vítimas e causar prejuízos financeiros.
Segundo o delegado Humberto Mácola, responsável pela DRCC, os criminosos usam técnicas de engenharia social para criar situações ilusórias e induzir a vítima a realizar pagamentos, principalmente via Pix, boletos falsos ou transferências bancárias.
“É tudo engenharia social. O criminoso cria um cenário para levar a vítima a fazer uma transferência, um Pix ou pagar um boleto falso. A atenção precisa ser redobrada”, alertou.
Conforme o delegado, independentemente do tipo de golpe, o objetivo final é sempre atingir o lado financeiro da vítima. “Tudo desemboca no pagamento. O dinheiro acaba sendo transferido para um ‘laranja’”, explicou.
A DRCC orienta que, antes de qualquer pagamento, o consumidor confira atentamente os dados do destinatário.
“No caso de boletos, é fundamental verificar o beneficiário. Não é admissível pagar plano de saúde, concurso ou veículo tendo como beneficiário uma pessoa física”, destacou.
Outro ponto de atenção é como esses sites aparecem nos buscadores. “Os criminosos pagam para aparecer entre os primeiros resultados. Não é porque está no topo que é verdadeiro. É preciso conferir o endereço eletrônico e observar os detalhes do site”, orientou.
A delegacia também recomenda que o usuário análise o site antes de qualquer transação, verificando informações institucionais e canais oficiais de atendimento. “Desconfie quando tudo leva apenas para um número de WhatsApp”, reforçou.
Os golpes atingem vítimas de todas as idades, desde jovens, que pagam boletos falsos de concursos, até idosos, que perdem grandes quantias em falsos sites de leilão ou investimento.
Por fim, o delegado destaca que, embora a recuperação do dinheiro seja difícil, é fundamental registrar boletim de ocorrência, acionar o banco e denunciar a plataforma utilizada. A DRCC reforça que decisões por impulso e ofertas com promessas de vantagens exclusivas devem ser evitadas, pois todo cuidado é pouco no ambiente digital.
Fotos relacionadas
Fonte: Rayane Venancio/ portal cidade verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.