Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeito Pompilim cria comissão para implementação de ações para cultura de São Miguel do Tapuio

O ato aconteceu nesta quinta-feira (16) em reunião na Prefeitura Municipal.

Compartilhar

 Divulgação

A cultura é a principal forma de manifestação de um povo. Música, teatro, dança, literatura, cinema, artesanato, festivais, ajudam a contar a nossa história, nossos valores, nossos costumes, nossas lutas, conquistas e sonhos.

Com o intuito de fomentar e implementar ações na área da cultura do município, por determinação do Prefeito Municipal Pompilio Evaristo Filho, uma comissão formada, a princípio, por servidores da Prefeitura Municipal das diversas secretarias, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (16/03) para discutirem a temática.

A convite do Prefeito Pompilim, a reunião contou com a assessoria da Fundação Dr. Roosevelt Bastos através dos seus representantes, Professor Ladeira e Dra. Samanta Reis, diretora técnica executiva da instituição.

Entre os encaminhamentos extraídos da reunião, está o imediato chamamento dos artistas residentes em São Miguel do Tapuio, através de edital, para realização de um cadastro junto a Secretaria Municipal de Cultura, para identificação e mapeamento desses artistas.

Conforme novas diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal e o Sistema Nacional de Cultura- SNC, esse cadastro é fundamental para que o artista possa participar de futuras ações emergenciais e culturais de recursos destinados ao setor cultural advindas do Governo Federal ou Estadual a serem promulgadas, em especial pela Lei Complementar n° 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo e Lei Federal n° 14.399/2022, conhecida como Lei Aldir Blanc 2.

Outro encaminhamento aprovado pela comissão está a realização do I Seminário Municipal de Cultura de São Miguel do Tapuio, com data prevista para início de abril de 2023. O seminário será um espaço de fala, escuta e formulação de propostas para a cultura local. O público alvo deste seminário serão os artistas locais cadastrados.

A Fundação Dr. Roosevelt Bastos, a convite do gestor municipal, também deverá assessorar o município na formulação de propostas e captação de recursos para o esporte, inclusão social e turismo rural.

AsCom/PMSMT

Mais de São Miguel do Tapuio