Facebook
  RSS
  Whatsapp

Castelo do Piauí completa 261 anos nessa quarta-feira (13)

A programação alusiva de aniversário da cidade de CDP, realizada pela prefeitura local, que iniciou no dia 1º de setembro, conta com várias atividades que incluem inaugurações de obras, que se estende até o dia 30/09.

Compartilhar

 Reprodução

Nessa quarta-feira, 13 de setembro, Castelo do Piauí comemora seus 261 anos de emancipação político-administrativa do município. A Prefeitura Municipal/Gestão do Prefeito Magno Soares (PT) promove desde o dia 1º de setembro, em programação que se estende até o dia 30/09, uma série de ações e atividades que envolvem inaugurações de obras importantes e outros eventos.

Na data de celebração do aniversário de Castelo do Piauí, amanhã (quarta-feira, 13 de setembro), a prefeitura divulgou a seguinte programação do dia:  

  • 09h – Implantação do Kit de Coleta Digital, no Espaço Cidadão
  • 09h30 – Entrega de Mobilidade Urbana ( Calçamento) no Bairro Bela Vista
  • 10h – Entrega de um veículo Van (SEID) para Secretaria Municipal de Assistência Social para inclusão da Pessoa com Deficiência
  • 19h – Missa em Ação de Graças aos 261 anos de Castelo do Piauí (Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro)
  • 20h – Corte do Bolo de 261 anos de Castelo do Piauí
  • 20h30 – Apresentação Cultural da AJUCA

      

      (Prefeito da cidade, José Magno Soares (PT), convida toda população local para as atividades alusivas, em especia a celebração deste dia 13/09)

Histórico da cidade de Castelo do Piauí

Localizada a 190 km de Teresina, no Norte do Piauí, encontra-se Castelo do Piauí.  Castelo do Piauí foi uma das primeiras povoações a ser elevada à condição de vila no estado, fato que ocorreu em 1762, quando a instalação ocorreu em 13 de setembro, recebendo o nome de Marvão.

Antes de se tornar cidade, o território de Castelo do Piauí, antigo Rancho dos Patos, pertenceu à freguesia de Santo Antônio do Surubim, hoje Campo Maior. Muito antes de tudo isso, o homem primitivo já habitava aquela região e deixou suas marcas em vários lugares: o município possui inúmeros sítios arqueológicos cheios de inscrições rupestres de diversas tradições.

Quem chega em Castelo do Piauí logo se sente acolhido. As boas-vindas são dadas por um portal feito com a Pedra de Castelo (quartzito), mineral encontrado nesta região e bastante explorado economicamente.

A natureza também foi bastante generosa neste pedaço do Piauí. A região está situada no meio de muita vegetação mista com predominância de caatinga. Além disso, a cidade abriga várias formações rochosas curiosas que aguçam a imaginação de quem as vê.

O nome dado ao município, Castelo do Piauí, faz alusão a uma dessas formações rochosas: a Pedra do Castelo, que possui um desenho semelhante ao de um castelo medieval, cheio de câmaras e mistério. Várias lendas estão associadas à Pedra, como a da imagem da santa encontrada em seu interior e que, mesmo levada à igreja do povoado, teimava em voltar ao salão onde foi achada.

E por falar em natureza, quem vai a Castelo não pode deixar de conhecer as cachoeiras e piscinas naturais – um convite ao ecoturismo – destaque para a das Arraias. Outro ponto turístico bastante procurado por turistas na região é o Cânion do Poti, que começa no Ceará e termina em Castelo, com 180 km de extensão do rio, entre paredões gigantescos. Vale ressaltar que Castelo é banhada por três rios: além do Poti, há também São Miguel e Cais.

Por muitos anos o município também foi berço da produção de cachaça no Piauí já que, além do ecoturismo, a produção de cana e seus derivados se tornaram também uma fonte de riqueza, fato que motivou a instalação de fábricas de cachaça e a criação de um dos maiores festivais do estado: o Cachaça Fest, que posteriormente se tornou Canyon Fest Poti. Com isso, outras atividades industriais passaram a fomentar a economia local nos últimos anos.

Mas Castelo também é berço de muita religiosidade desde os primórdios de sua história. A fé e a tradição já existiam na região antes mesmo da vila receber o nome de Marvão, quando teve o seu território elevado a condição de freguesia com o nome de Nossa Senhora do Desterro, em 27 de novembro de 1742, através de uma visita efetuada pelo Bispo do Maranhão, D. Manuel da Cruz. A santa se tornou padroeira da cidade, festejada anualmente entre os dias 16 e 26 de dezembro. (Fonte: oestadodopiaui.com/Geysa Silva )

 

 

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Castelo do Piauí