Na manhã desta quinta-feira (05), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) lançou o programa "Trânsito Seguro, Vidas Protegidas", em parceria com o TCE-PI, APPM, SSP-PI, SECOM-PI, DETRAN-PI, PM-PI, DNIT e PRF.
O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e reuniu prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, secretários municipais, representantes de municípios, além de membros e servidores do MPPI.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações estratégicas voltadas à prevenção da violência no trânsito, estruturadas em três eixos fundamentais: Fiscalização e cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - com reforço na aplicação rigorosa das normas de trânsito; Municipalização do trânsito - transferência de competências para os municípios, com foco inicial em 51 cidades prioritárias; e Educação para o Trânsito - abrangendo campanhas e ações educativas para conscientizar a população.
O presidente da APPM, Pompílio Evaristo, destacou a urgência da ação: "Em 2024, o Piauí registrou 1.113 mortes no trânsito, número superior à soma de homicídios, latrocínios e feminicídios. Precisamos agir agora para reverter esse cenário trágico", destacou o gestor.
A prioridade da ação é implementar fiscalização, sinalização e legislação nos 51 municípios selecionados, com expansão gradual para todos os municípios piauienses, via ações urgentes de médio prazo.
Fotos relacionadas
Fonte: APPM
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.