Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeito Magno Soares fez o lançamento do Canyon Fest Poti 2023/Castelo do Piauí

Nesta edição 2023 o evento acontece nos dias 19,20 e 21, com grandes atrações de renome nacional, estadual e local como: Batista Lima, Léo Magalhães, Taty Girl, entre outras, na praça Aluísio Lima.

Compartilhar

 Divulgação

No último sábado (07/10), o prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, juntamente com a sua equipe de Gestão, com a presença de vereadores, autoridades locais e imprensa, realizou o lançamento oficial, na Secretaria Municipal de Educação, do Canyon Fest Poti 2023.

Em evento com transmissão ao vivo, o gestor Magno explanou aos presentes toda logística do Canyon Fest Poti 2023, por meio de uma maquete com exposição em slide, além de enfatizar os detalhes de toda organização, parceria apoio do governo do estado, além da apresentação da atrações e sobre o potencial turístico de Castelo do Piauí.

Confira as atrações:

  • Quinta (19)
  • Taty Girl
  • Doce Ilusão
  • Renno
  • Bandas Locais

Sexta-feira (20)

  • Ramon Randinho
  • Batista Lima
  • Léo Magalhães
  • Bandas Locais

Sábado (21)

  • Eliane
  • Conde Só Brega
  • Cristian Ribeiro
  • Bandas locais

O evento (Canyon Fest Poti/2023) é organizado pela Prefeitura de Castelo do Piauí, e conta com o apoio do Governo do Estado/Secretaria de Comunicação(SECOM)/Secretaria do Turismo (SETUR)/Secretaria da Cultura (SECULT).

Desta forma, conforme frisou o prefeito Magno Soares (PT), “a Prefeitura de Castelo do Piauí, todos que fazem parte da equipe de Gestão, aguardam os castelenses e turistas de todos os lugares do Brasil, de forma geral,  durante os três dias de acontecimentos do evento , para desfrutarem dos shows na praça Aluísio Lima , da culinária, dos pontos turísticos e de todas as programações que o Canyon Fest Poti irá oferecer”.

Castelo do Piauí uma cidade que é convite ao ecoturismo /A cidade é repleta de sítio arqueológicos, piscinas naturais, cânions e cachoeiras:

A cidade de Castelo do Piauí fica a 190 quilômetros da capital Teresina e foi uma das primeiras povoações a ser elevada à condição de vila no estado, fato que ocorreu em 1762. Mas muito antes disso (há pelo menos seis mil anos), o homem primitivo já habitava aquela região e deixou suas marcas em vários lugares: o município possui inúmeros sítios arqueológicos cheios de inscrições rupestres de diversas tradições. A natureza também foi bastante generosa neste pedaço do Piauí: situada em uma região de vegetação mista com predominância de caatinga, a cidade abriga várias formações rochosas curiosas que aguçam a imaginação de quem as vê. O próprio topônimo Castelo do Piauí faz alusão a uma delas: a pedra do Castelo que possui um desenho semelhante ao de um castelo medieval, cheio de câmaras e mistério. As cachoeiras e piscinas naturais dentre as quais se destaca a das Arraias, também são um convite ao ecoturismo. Isso sem contar o Cânion do Rio Poti com seus paredões gigantescos. As boas vindas são dadas por um portal feito com a Pedra de Castelo (quartzito), mineral encontrado nesta região e bastante explorado economicamente.

Como Chegar

Carro: Saindo de Teresina, siga pela BR 343 até a cidade de Campo Maior. Há uma entrada à direita no sentido capital-litoral que dá acesso à PI 115, que leva ao município.

Vindo do estado do Ceará, o acesso se dá pela BR 226.

Parque Municipal Pedra do Castelo

A Pedra do Castelo é o nome dado a uma formação rochosa que fica a cerca de 20 quilômetros do núcleo urbano da cidade, com acesso pela PI 115. Seu formato lembra um castelo medieval e guarda, em seu interior, câmaras e salões que já foram habitados por inúmeras pessoas desde milhares de anos atrás, até um passado recente. Em suas paredes, há pinturas rupestres deixadas pelo homem pré-histórico e também imagens e objetos sacros de fiéis cristãos que cultuam o local como sagrado. A rocha acabou dando nome à cidade que nasceu em 1761. Várias lendas estão associadas à Pedra, como a da imagem da santa encontrada em seu interior e que, mesmo levada à igreja do povoado, teimava em voltar ao salão onde foi achada. Muitas pessoas viveram e outras foram enterradas ali, transformando o local em ponto de romaria. A área do parque  contém ainda o Mirante das Arraias e a Cachoeira das Arraias além trilhas para a prática do trekking. O Parque é aberto de quarta a domingo e a entrada é gratuita.

Cânions

A cidade de Castelo é cortada pelos rios Poti, São Miguel e Cais e os três apresentam formações de cânion, que são vales com encostas quase verticais, geralmente formadas por cursos d’água. O maior deles é o do Rio Poti, que começa no Ceará e termina em Castelo, com 180 quilômetros de extensão. O acesso pode ser feito por Castelo, mas recomenda-se o pernoite na cidade já que o embarque no rio deve ser feito no município de Buriti dos Montes. Para chegar ao início da viagem é preciso pegar uma estrada vicinal entre as duas cidades. Saindo de Castelo, o percurso terrestre é de 53 quilômetros e dura cerca de 1h30. Em seguida, pega-se o barco para percorrer os sete quilômetros de extensão do cânion, onde há muitos locais propícios para banhos e turismo de aventura. Geralmente, passa-se o dia no cânion, por isso é recomendável a saída de Castelo, pela manhã, bem cedinho. Já, o Cânion do Rio São Miguel fica no povoado Buritizinho, zona rural de Castelo. O acesso é feito por estrada vicinal e chega às margens do rio que dá nome à formação geológica. Embora seja menos extenso, cerca de 300 metros, e com cerca de 15 metros de altura, o cânion do Rio São Miguel é bastante visitado pelos turistas e pela população local por sua proximidade com o centro urbano (cerca de 20 quilômetros). No local há uma barragem, apreciada pelos banhistas.

Comunidade Pico dos Andrés

Abriga um grande número de formações rochosas como as pedras Furada, da Baleia, do Dinheiro, o Mirante da Tartaruga, entre outras. Na mesma região, há o maior conjunto de arte rupestre até o momento descoberto no município: 32 sítios, no total sendo que o maior deles está situado na Pedra do Ninho do Urubu. Tanto a rocha principal de aproximadamente 20 metros de altura, quanto as localizadas ao seu redor, possuem inúmeras inscrições deixadas pelo homem pré-histórico, com desenhos de figuras zoomórficas, antropomórficas e geométricas. (Fonte:

Fotos relacionadas

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de Castelo do Piauí