Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália; Ela não quer ser deportada

Ex-parlamentar foi localizada em Roma; governo brasileiro pediu extradição e aguarda decisão.

Compartilhar

 Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) /Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, após ter fugido do Brasil. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça. Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, acusada de participar de um ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado italiano Angelo Bonelli, por meio de publicação na rede social X, afirmou ter fornecido às autoridades italianas o endereço onde Zambelli estaria hospedada, em Roma. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli na segunda-feira (28).

Desde que deixou o Brasil, a deputada passou a viver na Itália, onde possui cidadania italiana. O nome de Zambelli também já constava na lista de procurados da Interpol.

Histórico do caso

A condenação no STF ocorreu após investigações apontarem que Zambelli integrava uma organização criminosa digital acusada de promover ataques virtuais contra o Poder Judiciário. A decisão incluiu uma pena de 10 anos de prisão.

Com a fuga da ex-parlamentar, o governo brasileiro solicitou oficialmente a extradição junto às autoridades italianas. O caso continua sendo acompanhado pela Interpol, pelo Ministério da Justiça e por órgãos de segurança internacionais.

Próximos passos

O governo italiano deve se manifestar nos próximos dias sobre o andamento do pedido de extradição. Até lá, Carla Zambelli permanece detida na Itália, aguardando os trâmites legais que podem resultar em seu retorno ao Brasil para cumprimento da pena.

Fotos relacionadas

Fonte: G1

Mais de Política