Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Entretenimento

Artista piauiense João Elyo recebe prêmio internacional e é nomeado embaixador

João Elyo fez história ao se tornar o primeiro artista plástico com síndrome de Down a conquistar o prêmio na categoria de artes plásticas.

Compartilhar

 Foto: Acervo pessoal

O artista plástico piauiense João Elyo recebeu o Prêmio de Destaque Internacional e Embaixador da Cultura em uma cerimônia realizada no último sábado (11), em Londres. O reconhecimento foi concedido durante o Top of Mind Awards Internacional, considerado o maior evento de premiação da Europa, organizado pela revista Fama Magazine.

João Elyo fez história ao se tornar o primeiro artista plástico com síndrome de Down a conquistar o prêmio na categoria de artes plásticas. A homenagem reconhece não apenas seu talento artístico, mas também sua contribuição à inclusão social e à promoção da cultura brasileira no exterior.

Segundo a mãe do artista, Elenilza Araújo, a nomeação como Embaixador da Cultura aconteceu durante a própria cerimônia, surpreendendo a família.

“Na hora da entrega do prêmio, eles anunciaram que o João Elyo também seria nomeado embaixador cultural. Disseram que ele já prestou e ainda presta relevantes serviços à cultura europeia, tanto nas artes plásticas quanto na inclusão social”, contou.

João Elyo já expôs suas obras em importantes espaços culturais internacionais, como o Museu do Louvre, em Paris, além de galerias em Madri, Portugal, Estados Unidos e Itália. Em várias dessas ocasiões, o artista foi premiado por voto popular e elogiado pela sensibilidade e originalidade de sua arte, marcada pela inclusão e diversidade.

“Ser Embaixador Cultural significa representar a comunidade brasileira em Londres nas artes plásticas e fortalecer a luta pela inclusão social. A história do João Elyo é uma forma de inspiração e esperança para muitas pessoas com deficiência que vivem na Europa”, completou Elenilza.

Durante a cerimônia, o momento foi de forte emoção. “Eu até tinha preparado um discurso, mas não consegui falar, chorei muito. Foi tudo muito bonito. As pessoas ficaram de pé para aplaudir o João Elyo. Foi mágico”, lembrou a mãe.

O evento contou com artistas e personalidades de diversos países, mas João Elyo foi o único brasileiro premiado nas artes plásticas.

 

Fotos relacionadas

Fonte: Izabella Lima/ Portal Cidade Verde

Mais de Entretenimento