Facebook
  RSS
  Whatsapp

TCE-PI realiza 22ª edição da Jornada do Conhecimento em Castelo do Piauí

O evento ocorreu entre os dias 10 e 11 de novembro no auditório da SEMED e reuniu gestores e servidores públicos de 19 municípios da região, em dois dias de aprendizado, troca de experiências e orientações técnicas.

Compartilhar

 Fotos: TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), realizou nos dias 10 e 11 de novembro a 22ª edição da Jornada do Conhecimento, na cidade de Castelo do Piauí. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e reuniu gestores e servidores públicos de 19 municípios da região, em dois dias de aprendizado, troca de experiências e orientações técnicas.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, destacou o papel pedagógico da Corte de Contas e a importância de capacitar gestores para evitar falhas na administração pública.

“Porque, em nome de aplicar os recursos, por melhor intencionado que possa ser o gestor, ele pode cometer erros. Existem danos causados propositalmente, os chamados dolosos, onde alguém tenta lesar o bem público, mas há também erros involuntários, que igualmente causam danos — às vezes, irreparáveis. Então, o papel do Tribunal, quando tem uma Escola de Contas e se desloca aos municípios, é justamente fazer valer uma lógica muito real: melhor do que esperar os problemas acontecerem é evitá-los, é planejar, é ensinar”, afirmou o presidente.

Também compuseram a mesa de honra a conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC; Lúcia Lacerda, prefeita de Pimenteiras e presidente do Conselho das Mulheres Municipalistas; Júnior Abreu, prefeito de Castelo do Piauí; o conselheiro substituto Jaylson Campelo; o vereador Anderson Lima, presidente da Câmara Municipal de Castelo do Piauí e o Procurador do Ministério Público de Contas (MPC-PI), Pinheiro Junior.

A Jornada iniciou com a palestra do conselheiro substituto Jaylson Campelo, que abordou o tema “Os desafios do gestor público municipal”, destacando a importância do planejamento, da transparência e da responsabilidade administrativa. Na sequência, a auditora Liana Melo, diretora da Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS), apresentou a palestra “Gestão eficiente da frota e patrimônio no serviço público”, orientando sobre boas práticas de controle e manutenção dos bens públicos.

No segundo dia, o evento prosseguiu com a palestra “Governança nas contratações públicas e responsabilidade: a alta administração na otimização dos processos licitatórios”, proferida pelo auditor Ramon Patrese, chefe da Divisão de Fiscalização de Licitações e Contratos 2 (DFContratos 2). Em seguida, o auditor José Inaldo de Oliveira e Silva, diretor da Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL), apresentou a palestra “O controle externo nas folhas de pagamento no poder público”, destacando a atuação do TCE-PI na prevenção de irregularidades.

Durante as exposições, os participantes puderam tirar dúvidas diretamente com os palestrantes. O secretário de Finanças de Castelo do Piauí, Bruno Soares, ressaltou a importância das capacitações oferecidas pelo TCE-PI e o impacto positivo das orientações técnicas na rotina dos municípios. “Foram dois dias de muito aprendizado e troca de experiências durante a Jornada do Conhecimento. Saímos com a certeza de que poderemos aplicar em nossa gestão tudo o que nos foi transmitido pelos palestrantes. Agradecemos ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí pela oportunidade de receber tanto conhecimento e fortalecer a administração pública local”, disse.

Ainda pela manhã, o PhD Benigno Nunéz Novo, assessor especial de gabinete de conselheiro, proferiu a palestra “O controle interno como ferramenta de transformação da gestão municipal”. Em seguida, o professor doutor Bernardo Sá, técnico de controle externo do TCE-PI e historiador da UFPI, apresentou a palestra “Formação sócio-histórica do Piauí”, contextualizando aspectos históricos e culturais do Estado.

Durante toda a Jornada, a Ouvidoria do TCE-PI esteve presente recebendo demandas, sugestões e reclamações da população, reforçando o compromisso da Corte com a transparência e o diálogo com a sociedade.

Na parte da tarde, a programação teve início com a palestra “Contratação de serviços de recuperação de estradas vicinais em revestimento primário”, ministrada pelo auditor Bruno Cavalcanti, diretor da Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA). Em seguida, o assessor do Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento do Controle Externo (NPDC), Leonardo Santana Pereira, abordou o tema “Prestação de contas para uma gestão segura e transparente”, enfatizando a importância do envio correto e tempestivo das informações ao TCE-PI.

O auditor Alisson de Moura Macedo, assessor da Divisão de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano 1 (DFINFRA 1), apresentou a palestra “Diagnóstico dos desafios a serem enfrentados pelos municípios para uma disposição final adequada de resíduos sólidos”, destacando os aspectos ambientais e legais relacionados ao tema.

Encerrando a programação, a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, agradeceu a presença dos participantes e reforçou o compromisso da Escola em levar conhecimento e orientação técnica a todo o Estado. Ela informou ainda que o material das palestras e os certificados de participação estarão disponíveis a partir da quinta-feira (13) no site da Escola de Gestão e Controle.

Fotos relacionadas

Fonte: TCE/PI

Mais de Castelo do Piauí