O ano começou e, com ele, veio mais uma temporada de futebol, o esporte mais acompanhado no Brasil. Serão muitos campeonatos e, neste ano, ainda teremos a Copa do Mundo de Seleções que promete para o país. Acompanhe este texto até o final para ficar 100% por dentro do calendário do futebol brasileiro em 2026.
Campeonatos estaduais: 11 de janeiro a 8 de março
Os principais campeonatos estaduais começaram no dia 11 de janeiro e vão terminar em 8 de março. A temporada começa tradicionalmente com os campeonatos estaduais por todo o Brasil. São torneios regionais como o Paulista, Carioca, Mineiro, Gaúcho e outros que funcionam como aquecimento da temporada nacional, não deixando de ser considerados troféus importantes para os clubes envolvidos.
Equipes brasileiras de maior tradição, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Vasco, Grêmio, Botafogo e Atlético Mineiro, disputam seus estaduais buscando títulos locais e preparando o elenco para o resto do ano. Neste ano, os estaduais serão menores, o que deixará o calendário mais tranquilo para os clubes que disputam muitas competições.
Supercopa do Brasil: 1º de fevereiro
Mas é a Supercopa que abre a temporada nacional colocando o campeão do Brasileirão, o Flamengo, contra o campeão da Copa do Brasil, o Corinthians. O atual campeão da Supercopa do Brasil é o Flamengo. Como você deve saber, a Supercopa do Brasil é decidida através de um jogo único. A partida será no dia primeiro de fevereiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com Flamengo e Corinthians buscando o primeiro título importante do ano.
Recopa Sul-Americana: 19 e 26 de fevereiro
A Recopa, que é uma espécie de Supercopa continental, será decidida nos dias 19 e 26 de fevereiro, em formato de jogo de ida e volta. Esse duplo compromisso colocará frente a frente o campeão da Copa Libertadores, Flamengo, e o campeão da Copa Sul-Americana, o Lanús. O Flamengo costuma chegar muito forte em decisões continentais e entra como favorito no confronto com o time de Buenos Aires. O atual detentor da Recopa, é o Racing, que em 2025 venceu o Botafogo.
Campeonato Brasileiro Série A: 28 de março a 21 de dezembro
O campeonato mais longo e mais tradicional desta temporada começa no dia 28 de março e vai até 21 de dezembro. O Flamengo é o atual campeão de 2025, conquistando mais um título numa temporada brilhante, mas outros clubes também pintam como favoritos, como Palmeiras e Cruzeiro. Com elencos fortes e tradição recente, as equipes vêm se reforçando para esta temporada.
Copa do Mundo da FIFA: 11 de junho a 19 de julho
A meio da temporada, teremos a competição mais importante do ano! A Copa do Mundo da FIFA 2026 será a maior da história em termos de formato, talvez em termos de mediatismo. Ao ponto que os sites de previsões já debatem sobre os principais favoritos, como é possível ver nos palpites da Copa do Mundo do site Sportytrader. As seleções favoritas são: Espanha, Brasil (que buscará sua sexta Copa), França, Argentina (atual campeã), Inglaterra e Portugal.
Sobre a competição em si, pela primeira vez, contará com a participação de 48 seleções. A edição será sediada de forma conjunta por Estados Unidos, Canadá e México, com partidas espalhadas por diversas cidades da América do Norte. A partida de abertura será no dia 11 de junho e a final no dia 19 de julho. O novo formato prevê 12 grupos com 4 seleções, classificando os dois primeiros de cada grupo e os 8 melhores terceiros colocados para a fase eliminatória. Isso torna o torneio mais longo, mais imprevisível e com maior margem para surpresas.
Campeonato Brasileiro Série B: 21 de março a 28 de novembro
A Série B do Campeonato Brasileiro começará no dia 21 de março e vai até o dia 28 de novembro, sendo uma das competições mais disputadas e imprevisíveis do futebol nacional. Com 20 clubes, o torneio é disputado em pontos corridos, com turno e returno, totalizando 38 rodadas.
O grande objetivo é o acesso à elite, à semelhança do que alcançou o Coritiba FC em 2025, campeão da Série B. Os quatro primeiros colocados garantem vaga na Série A de 2027, enquanto os quatro últimos são rebaixados para a Série C, o que torna cada rodada decisiva, principalmente no segundo semestre.
Copa do Brasil: 18 de fevereiro a 6 de dezembro
A Copa do Brasil tem início marcado para 18 de fevereiro e a grande final, que será em jogo único, será no dia 6 de dezembro. O principal torneio de mata-mata do futebol nacional reúne times de todas as divisões, e a partir de 2026, o formato foi reformulado para acolher ainda mais clubes. Os favoritos sempre incluem os grandes clubes que conseguem equilibrar calendário pesado, como Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, que possuem histórico recente de conquistas.
Copa Libertadores: 3 de fevereiro a 28 de novembro
A competição mais importante da América do Sul terá seu começo no dia 3 de fevereiro, com as fases da pré-Libertadores. A grande final será em 28 de novembro, em Montevidéu. A Copa Libertadores é a competição mais valorizada da América do Sul e reúne os melhores clubes da temporada de 2025 de cada país.
Em 2026, participam vários times brasileiros que podem garantir vaga em mais uma final. O Flamengo é o detentor do título continental; Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo também possuem tradição com seus títulos recentes, em uma competição claramente dominada pelo Brasil na última década.
Copa Sul-Americana: 4 de março a 21 de novembro
A Sul-Americana tem início em 4 de março e termina no dia 21 de novembro. A final também será em jogo único, em sede neutra, ainda não definida pela Conmebol neste momento. Esta é a segunda principal competição continental da América do Sul, funcionando como uma mistura de oportunidade esportiva e vitrine internacional para clubes em ascensão.
O torneio reúne equipes que não se classificaram para a principal competição continental a Copa Libertadores, além de clubes eliminados na fase de grupos da competição principal. Neste ano, os brasileiros na competição são: Vasco, São Paulo, Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Santos.
Fotos relacionadas
Fonte: Portal Cidade Verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.