Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Gestores educacionais receberão orientações sobre SisCACS do FNDE Dialoga

1ª edição do “FNDE Dialoga” tira dúvidas sobre Sistema Informatizado de Gestão de Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb

Compartilhar

 Ilustração

Com o intuito de fornecer assistência técnica e contribuir com iniciativas que assegurem uma educação de qualidade no país, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoverá o projeto “FNDE Dialoga”. A ação, que será realizada a partir desta terça-feira (28), tem o objetivo principal de realizar ações que fortaleçam o relacionamento com os usuários dos serviços prestados pela autarquia, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Durante o evento, técnicos solucionarão dúvidas de gestores de todo o Brasil a respeito de sistemas e serviços ofertados pelo FNDE.

Nesta primeira edição, o tema central da apresentação é o Sistema Informatizado de Gestão de Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica-Fundeb (SisCACS). Por meio desse sistema, as secretarias estaduais e municipais de Educação do país devem cadastrar o respectivo Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, com isso, atualizar as informações sempre que houver alguma alteração na composição do colegiado. O objetivo dessa ação é ampliar a transparência e estimular o controle social, tendo em vista que os dados poderão ser acessados por toda a sociedade.

Os encontros serão realizados de forma remota por meio da plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), sempre das 14h às 16h. A primeira edição da ação, que acontecerá nesta terça-feira, 28 de fevereiro, será dedicada a representantes das unidades do Centro-Oeste e da Paraíba.

Programação – posteriormente, no dia 2 de março, será a vez da Região Sul. Nos dias 7 e 9 de março, serão atendidos entes federativos da Região Nordeste, divididas em dois blocos. No primeiro bloco, estarão os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. No segundo bloco, ficarão os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. No dia 14 de março, a ação abrangerá os profissionais dos estados da Região Norte e, para finalizar, no dia 16 de março, os gestores e técnicos da Região Sudeste participarão do evento.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, comentou a respeito da realização do evento e da importância desse tipo de ação. “É de extrema relevância a realização de ações como o ‘FNDE Dialoga’. Queremos estreitar cada vez mais a relação com todos aqueles que utilizam os nossos serviços, fortalecendo nossos canais de comunicação. Isso contribui para termos mais transparência nos dados e nas ferramentas das secretarias de educação de todo o país. A integração dos gestores e técnicos dessas unidades com a sociedade é fundamental”, destacou Fernanda.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE

Mais de Educação