Facebook
  RSS
  Whatsapp

Portal de entrada da cidade de São Miguel do Tapuio levará o nome da avó do prefeito Pompilim

Um complexo de lazer multiuso gigantesco, com portal de entrada da cidade, área para pratica de esportes, palco, quiosques etc.

Compartilhar

 Crédito: Vagner Mota

Uma obra que ficará para história de São Miguel do Tapuio, o complexo de lazer multiuso gigantesco, com portal de entrada da cidade, área para pratica de esportes, palco, quiosques, letreiro   etc, construção realizada pela prefeitura local, gestão do prefeito Pompílio Evaristo Cardoso Filho (PSD), em parceria com o Governo do Estado, e que está recebendo os últimos retoques para sua inauguração no dia 25 de março, data em que é celebrado o aniversário de 85 anos da cidade.

O Portal de entrada da cidade de São Miguel do Tapuio levará o nome da avó paterna do prefeito Pompilim, mãe do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Pompílio Evaristo Cardoso, MARIETA EVARISTO CARDOSO, projeto de lei 147/2022, de autoria do deputado estadual Ziza Carvalho, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alep)/ Comissão de Constituição Justiça da Casa.

Dona Marieta Evaristo Cardoso, nasceu em 1913 e faleceu em 1996, e que, em seu alicerce de vida, teve como base familiar principal, seu pai, Manoel Evaristo de Paiva, fundador do município, além de sua mãe, Francisquinha Aragão Paiva. Ao construir seu próprio núcleo familiar, a mesma, [Marieta Evaristo Cardoso], uniu-se, por matrimonio, com Mirocles Costa Cardoso, que foi seu único casamento, e que nasceram três filhos: Marly Evaristo Cardoso, Pompílio Evaristo Cardoso e Maria do Socorro Evaristo Cardoso.

A prefeitura de São Miguel do Tapuio está preparando uma vasta programação alusiva ao 85 anos de emancipação político-administrativa, que contará várias inaugurações de obras realizada pela atual gestão. A programação musical de shows, que inicia logo no dia 24/03 (sexta-feira), já foi anunciada pelo prefeito Pompilim, com as seguintes atrações: Kiko Chicabana, Romi Mahta, Jonas Esticado, Henry Freitas e Jotavê.

Sobre o projeto arquitetônico do Portal de entrada da cidade São Miguel do Tapuio

O projeto arquitetônico do portal de São Miguel do Tapuio valoriza os antepassados através de elementos que ajudam a contar a história e a origem do nosso município. Ao mesmo tempo em que traz o presente e aponta o futuro através de um estilo moderno, aparece sob linhas inclinadas ascendentes, dando a ideia de crescimento, desenvolvimento e prosperidade, marcando um monumento atemporal que retrata a nossa história.

O portal será construído em estrutura de concreto revestido em pedra com tons terrosos e alumínio na cor cobre. Trazendo assim as tonalidades encontradas no solo de nosso município. O formato do portal com linhas inclinadas além de fazer referência ao crescimento e ao desenvolvimento, também faz alusão a uma borduna (um tipo de porrete) que era um instrumento de caça e defesa dos indígenas, os Tapuias, que não utilizavam arco e flecha. Neste mesmo elemento que conecta as duas bases do portal, terá um letreiro com o nome da cidade feito em aço e a fonte de letras será desenvolvida exclusivamente para o portal. Dois grandes painéis localizados em uma das bases dos pilares, contarão a história e origem da nossa cidade, através de figuras em alto relevo com passagens históricas, moldadas em concreto. O monumento contará também com uma escultura de um Índio Tapuia, em posição de caça, assim demonstrando a bravura do povo de nossa cidade.

Conectado ao portal teremos passeios iluminados e espaços com jardineiras, onde utilizaremos como elementos paisagísticos plantas existentes em nossa região como “cactáceos” e a Carnaúba, sendo este último uma palmeira importante para a origem e desenvolvimento econômico do nosso município, que por muitos anos foi a principal fonte de renda da região.

Fotos:Valter lima 

 

Da Redação | Jornalista Valter Lima

Mais de São Miguel do Tapuio