Na manhã desta segunda-feira (19), aconteceu em São Miguel do Tapuio (PI) grande caminhada de combate à Exploração Sexual Infantil, em um ato de conscientização e resistência, iniciativa que visa dar visibilidade ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, celebrado ontem, 18 de maio.
A mobilização foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com diversos órgãos da Prefeitura Municipal de São Miguel do Tapuio, em alusão à Campanha Nacional Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes.
A ação contou com a participação de alunos das escolas Educandário Sagrado Coração de Jesus, Lima Rebelo e José Carlos Pitombeira de Sousa, com objetivo conscientizar a população local sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, um crime grave que exige o engajamento de toda a sociedade. Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os participantes chamaram a atenção para a necessidade de denunciar e agir diante de qualquer forma de abuso.
A cada hora, três crianças são abusadas no Brasil – 51% delas têm entre 1 e 5 anos, conforme dados do site oficial da campanha Maio Laranja. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/90) e a Constituição Federal são claros: é dever do Estado, da família e da sociedade garantir proteção integral a menores. Violência sexual é crime. Disque 100.
18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Por esta razão, o 18 de maio é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data central da campanha ‘Maio Laranja’, promovida nacionalmente e que chama atenção para o enfrentamento dessa temática.
Fotos:
Fotos relacionadas
Fonte: Jornalista Valter Lima | Tapuio Notícias
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.