Facebook
  RSS
  Whatsapp

Avep celebra 40 anos e promove Encontro de Mulheres do Legislativo

A abertura do evento terá início às 8h, com a participação do presidente da Avep, José Cardoso, a médica e primeira-dama Isabel Fonteles, e da representante da Avep Mulher, Rafaella Sampaio.

Compartilhar

 Reprodução

A União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (Avep) completa na próxima segunda-feira (5) 40 anos de fundação. Em comemoração à marca, a entidade vai promover o Encontro de Mulheres do Legislativo e inaugurar a Galeria dos Presidentes Vereador Fernando Monteiro. As solenidades ocorrerão na sede da Avep, localizada na Rua Feliz Pacheco, Centro Sul de Teresina.

A abertura do evento terá início às 8h, com a participação do presidente da Avep, José Cardoso, da médica e primeira-dama Isabel Fonteles, e da representante da Avep Mulher, Rafaella Sampaio.

Em entrevista para o programa Bom Dia Meio Norte, José Cardoso disse que a celebração tem o propósito de dar mais visibilidade à classe política responsável por representar a sociedade, elaborar leis municipais e fiscalizar as ações do poder executivo.

"O objetivo da fundação dessa entidade, em 1983, foi unir os vereadores do interior do Piauí e criar a Avepi para dar visibilidade a uma classe que, até então, não era vista como protagonista da política. Neste ano, estamos inaugurando uma galeria em homenagem a todos os presidentes que passaram pela Avepi e ainda faremos uma programação especial voltada para a política da mulher, com palestrantes exclusivamente femininas", explicou.

O Piauí tem atualmente 2.146 vereadores, dos quais 455 são mulheres, representando aproximadamente 21% do total. Para o presidente da Avep, esse número demonstra um avanço significativo na participação feminina na política local, mas ainda mostra que é preciso assegurar mais ações de paridade igualitária no âmbito legislativo municipal do Piauí.

"Das 455 mulheres que ocupam o cargo de vereadoras, 27 ocupam a presidência das câmaras municipais. O evento de celebração dos 40 anos da Avepi é uma oportunidade para fortalecer a presença da mulher nesses locais e unir todos os participantes em prol do desenvolvimento e avanço da política local", falou.

Segundo José Cardoso, a trajetória de quatro décadas da Avepi demonstra a importância do trabalho realizado pelos vereadores e o impacto positivo que podem causar nas comunidades que eles representam.

Juçara Lima é uma das palestrantes do Encontro de Mulheres do Legislativo, que celebra os 40 anos da Avep | Divulgação

Programação

A abertura da programação será seguida, às 8h30, pela palestra sobre a importância da mulher na política, ministrada pela senadora Jussara Lima.

Às 9h, a deputada Bárbara do Firmino apresentará a palestra "A mulher jovem na política". Em seguida, às 9h30, a Deputada Simone Pereira discutirá a temática da violência política contra as mulheres.

A programação matutina encerra-se com a palestra "A mulher frente a um órgão de controle - TCE", proferida pela Conselheira Rejane Dias, às 10h. Após um breve intervalo de duas horas, às 13h, a jornalista Marcela Priscila abordará o tema "Marketing Político" em sua palestra.

Às 14h, será a vez da delegada Anamelka Albuquerque falar sobre "Empoderamento Feminino". Em seguida, às 15h, será realizado um coquetel, proporcionando momentos de interação entre os participantes.

A cerimônia de inauguração da Galeria dos Presidentes Vereador Fernando Monteiro ocorrerá às 17h, com a presença de autoridades e convidados especiais.

Fonte: Ananda Soares/MN

Mais de Teresina