Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Município no PI registra maior chuva do Brasil com 171,6 mm

Teresina tem 4 horas de chuva intensa ininterrupta.

Compartilhar

 Município no PI registra maior chuva do Brasil com 171,6 mm.

Na noite deste domingo (18) e na madrugada de hoje (19), foi registrado uma chuva intensa no Piauí. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, o município de São João do Piauí (a 457,4 km de Teresina) aparece em primeiro lugar no ranking de cidades brasileiras com maior acumulo de chuva do país nas últimas 24 horas, com 171,6mm, seguida por Sorriso (MT) com 92 mm, Nova Porteirinha-Janaúba (MG) com 91,2 mm, Fortaleza (CE) com 90,6 mm e Ponta Porã (MS) com 72,6 mm.

Já na capital, foram 4 horas de chuva intensa ininterrupta, com início às 20h do domingo, e depois, se estendeu durante toda a madrugada de forma mais branda, como uma garoa. Na zona Leste de Teresina, foram registrados 80 mm apenas nesse período.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, quando o período é estendido para as últimas 24 horas o acumulado chega a 132 mm na capital.

E o esperado é que esta segunda-feira (19) seja de mais chuva ao longo do dia.

“Temos previsão de chuva mais tarde. Na verdade, nós vamos ter um ciclo de 72 horas de risco de chuva. A Defesa Civil emitiu inclusive um alerta para várias cidades do interior. Principalmente as cidades da divisa com o Ceará. O Ceará vai receber muita chuva” reforça Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec).

Segundo Werton Costa, o alerta emitido para os órgãos municipais tem um foco maior voltado para os dias 20 e 21 deste mês.

"Em função da aproximação da zona de convergência intertropical da costa nordestina, os alertas ou avisos meteorológicos se tornarão mais comuns e a alta probabilidade de chuvas intensas nas próximas 72 horas. Isso significa que segunda, terça e quarta-feira apresentam um grau de severidade nas previsões" reforça o climatologista.

 

Fotos relacionadas

Fonte: Por Marina Sérvio / Cidade Verde

Mais de Geral