Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Número de mortes por afogamento no Piauí em 2025 já é o dobro do total de 2024, alerta Corpo de Bombeiros

As altas temperaturas e a crescente busca por lazer em ambientes aquáticos também têm contribuído para o aumento das ocorrências.

Compartilhar

 Foto: Divulgação / CBMEPI

O número de mortes por afogamento no Piauí voltou a crescer em 2025 e já ultrapassou todo o total registrado no ano passado. Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMEPI) apontam que, até o momento, 49 óbitos foram contabilizados em ambientes aquáticos, contra 24 registrados ao longo de todo o ano de 2024.

O número atual também é maior que o de 2023, quando o estado teve 42 mortes por afogamento. Em contraste com a queda de 42,86% observada entre 2023 e 2024, o cenário de 2025 preocupa as autoridades, especialmente porque o dado já é alarmante mesmo antes da chegada do segundo semestre, período em que aumenta a procura por rios, barragens e praias para lazer.

Segundo o comando da corporação, a maioria dos casos está relacionada à imprudência dos banhistas, ao descumprimento das orientações dos Grupamentos de Busca e Salvamento e à negligência com os limites de segurança indicados pelos Guardas-Vidas. As altas temperaturas e a crescente busca por lazer em ambientes aquáticos também têm contribuído para o aumento das ocorrências.

Para conter a escalada de casos, o CBMEPI intensificou ações de vigilância e prevenção, especialmente no litoral e nas regiões com maior fluxo de banhistas. As equipes de mergulho e salvamento aquático foram reforçadas tanto na capital quanto no interior, com estratégias que combinam o monitoramento em campo e campanhas educativas sobre os riscos da imprudência.

As ocorrências de afogamento entram na categoria de “Busca e Salvamento”, que inclui vítimas em qualquer tipo de superfície aquática, como rios, barragens, lagos ou piscinas. O CBMEPI reforça à população a necessidade de seguir rigorosamente as orientações, respeitar as sinalizações e evitar banhos em áreas não autorizadas.

Semana com mais de 100 atendimentos

Entre os dias 12 e 18 de maio, o Corpo de Bombeiros registrou 116 atendimentos em todo o estado. Teresina concentrou a maior parte das ocorrências. Do total, 45 foram operações de busca e salvamento realizadas em diferentes regiões do Piauí.

Fotos relacionadas

Fonte: Izabella Lima (com informações CBMEPI)

Mais de Geral